Após denúncia no Facebook, Hipermercado Enxuto de Piracicaba atende solicitação de uma leitora com deficiência
Caro leitor,
Recebemos um e-mail da leitora Magali Araújo, de Piracicaba, SP, relatando o desrespeito em relação às vagas para pessoas com deficiência no Hipermercado Enxuto. Esse relato foi publicado na página de fãs (facebook) do Blog Deficiente Ciente. Acompanhe o relato:
Vera, os funcionários do hipermercado Enxuto de Piracicaba, desrespeitam completamente as leis de reserva de vagas para deficientes, pois no sábado dia 18/08/2012, me dirigi à loja para fazer compras e ao estacionar o carro na vaga reservada no estacionamento do subsolo, visto que o estacionamento de cima está sempre muito congestionado e frequentemente as duas únicas vagas estão ocupadas por idosos, desrespeitando a reserva de vagas para eles. São duas vagas no subsolo, uma delas estava ocupada por uma moto e uma cadeira, e outra estava ocupada pela Perua do enxuto, que faz entregas, assim fui estacionar ao lado na vaga de idoso, mas enquanto manobrava o carro, o funcionário da loja informou que deveria retirar o carro, pois o atrapalharia no embarque das mercadorias. Falei a ele que ele já estava utilizando uma vaga que era reservada a deficientes irregularmente, e que essa vaga além de ser colocada naquele local com a intenção de facilitar a acessibilidade à loja era maior que as outras, para desembarque de pessoas com baixa mobilidade, que no meu caso preciso abrir totalmente a porta para desembarcar (deficiência congênita dos membros inferiores e uso de uma muleta canadense). Ele alegou que a vaga era do mesmo tamanho e quando eu já estava tirando o carro para estacionar em outro lugar, pois fiquei até com medo que ele riscasse o carro com as caixas, ele ficou insistindo para que eu deixasse o carro lá, na vaga de idoso, que não era adequada a mim. Ao relatar os fatos aos funcionários do atendimento do enxuto, os funcionários falaram que já havia reclamações sobre esse fato, e que a gerencia estaria tomando alguma atitude. Vera, fiquei perplexa ao perceber na saída que a Perua continuava lá na vaga de deficiente, depois de todo esse ocorrido, continuando a desrespeitar a reserva de vagas.
Posteriormente Magali enviou um e-mail ao Enxuto para que tomassem ciência sobre a denúncia que foi publicada na página de fãs do blog. Alguns dias depois ela recebeu um e-mail e fotos de um funcionário do Enxuto relatando o seguinte:
Boa noite, atendendo vossa solicitação,
Vagas realocadas, mais próximas à rampa, e com espaço demarcado para embarque e desembarque tanto para o motorista, quanto ao passageiro!
Atenciosamente
Celso Feitosa
Veja resposta de Magali ao e-mail de Celso Feitosa:
Ontem fui no Enxuto e utilizei a vaga, estão ótimas e fáceis de estacionar, sair e próximo as rampas, a zona de desembarque de cadeirante ao lado também, ontem pude abrir a porta do carro com facilidade para desembarcar, pois apesar de não usar cadeira de rodas tenho que abrir totalmente a porta pois minha mobilidade é reduzida.
Obrigada e bom dia!
Parabéns ao Hiperpermercado Enxuto pela sensibilização e conscientização em relação às vagas de estacionamento destinada às pessoas com deficiência. Que esse trabalho seja constante e permanente! E que esse exemplo sirva para outros estabelecimentos comerciais.