História das Amputações
As amputações de membros são tão antigas quanto a própria humanidade, a amputação mais antiga, é um crânio humano de 45 mil anos, com os dentes desgastados e alinhados, que indica a presença de membros superiores amputados.
Outras evidências são pinturas em cavernas da Espanha e França com aproximadamente 36 mil anos, que mostram mutilações de membros.
A referência escrita mais antiga sobre amputações encontrada é o Rig-Veda, um antigo poema sagrado indiano, reconhecido como a primeira referência escrita sobre próteses.
Este poema escrito entre 3500 e 1800 a.C. conta a história de uma rainha guerreira, que com um membro inferior amputado por ferimento de guerra, confeccionou uma prótese em ferro e retornou à batalha.
Amputação
Amputação é uma palavra que deriva do latim, com o seguinte significado: ambi= em volta de; e putatio= podar/retirar.
Podemos definir amputação como sendo a retirada, normalmente cirúrgica, total ou parcial de um membro. Para os utentes menos esclarecidos, o termo “amputação” está relacionado com o terror, derrota e mutilação, trazendo de forma implícita, uma analogia com a incapacidade e a dependência.
Membro fantasma?! O que é isso?
No entanto a amputação, de uma forma geral, provocada quer por problemas vasculares, traumatismo, diabetes, tumor, quer por deformidade congénita deve ser encarada como:
Uma forma de tratamento, o qual desembaraça, a maior parte das vezes os utentes de uma extremidade dolorosa e frequentemente inútil (Downie, 1983);
O único meio de fornecer uma melhoria de qualidade de vida (QV) e não um fim em si mesmo, sendo um processo através do qual se alcançam novos horizontes (Cruz, 1994).
Por vezes, a amputação de um membro corresponde mesmo ao último recurso para salvar uma vida.
A amputação é a perda de uma parte do “EU”, em que a imagem corporal fica comprometida e profundamente alterada. Esta alteração produz uma desvantagem física permanente, provocando muitas vezes alterações das necessidades fisiológicas, psicológicas e sociais.
Fonte: amputação.com
Informações muito esclarecedoras gostei muito.
Boa tarde
Gostaria de saber, se nos que temos deficiencia congenita, ou no caso de amputaçao, que sera definitiva, se ha como nao termos que renovar o laudo,pois acho ABUSIVOA E NAO TROQUEI MEU CARRO ,QUE JA TENHO DIREITO,SEM PAGAR NADA, MAS NAO TENHO DINHEIRO PRA RENOVAR O LAUDO