Homenagem ao dia das mulheres
PARABÉNS A TODAS AS MULHERES COM E SEM DEFICIÊNCIA!
O Dia Internacional das Mulheres tem várias versões para o seu surgimento em todo o mundo, mas o importante é lembrar a importância e força do sexo feminino no mundo.
O Dia Internacional da Mulher é comemorado em 8 de março, sendo que tem como origem as manifestações de grupos femininos russos por melhores condições de vida e trabalho e contra a entrada da Rússia czarista na Primeira Guerra Mundial. Essas manifestações marcaram o início da Revolução de 1917. Porém, a ideia de reservar um dia da mulher já havia aparecido desde os primeiros anos do século XX, nos Estados Unidos e na Europa, em meio as lutas de mulheres por melhores condições de vida e trabalho, bem como pelo direito de voto.
A proposta do Dia Internacional da Mulher foi iniciada na virada do século XX, durante o processo de industrialização e expansão econômica, que levou a grandes protestos sobre as condições de trabalho. As mulheres empregadas em fábricas de vestuário têxtil foram protagonistas de um desses protestos em 08 de março de 1857 em Nova Iorque. O protesto requeria melhores condições de trabalho e salários mais altos.
Porém o que levou mesmo a essa data ser comemorada mundialmente foi a tese do incêndio provocado na fábrica da Triangle Shirtwaist, que também ocorreu em Nova Iorque, em 25 de março de 1911. Onde foi registrada cerca de 146 mortes. Segundo relatos, cerca de 129 trabalhadoras foram trancadas e queimadas vivas. O incêndio da fábrica Triangle, é até hoje, o pior incêndio da história de Nova Iorque.
Depois desse episódio, muitos outros protestos foram feitos, e um que se destacou foi o de 1908, onde 15.000 mulheres marcharam sobre a cidade de Nova Iorque exigindo a redução da carga horária, melhores salários e o direito de voto. Sendo assim, o primeiro Dia Internacional da Mulher seguiu-se em 28 de fevereiro de 1909 nos Estados Unidos após uma declaração do Partido Socialista da América. Em 1910 ocorreu a primeira conferência internacional sobre a mulher em Copenhague, dirigida pela Internacional Socialista, e assim, o Dia Internacional da Mulher foi estabelecido.
Dia da Mulher no Ocidente
No Ocidente, o Dia Internacional da Mulher foi comemorado no começo do século, até a década de 1920. Na antiga União Soviética, durante o stalinismo, a data tornou-se elemento de propaganda partidária. Nos países ocidentais, a comemoração caiu no esquecimento por um longo período e foi somente recuperada pelo movimento feminista, já na década de 1960. Na atualidade, a celebração do Dia Internacional da Mulher perdeu parcialmente o seu sentido original, adquirindo um caráter festivo e comercial. Em 1975, foi designado pela ONU como o Ano Internacional da Mulher e, em dezembro de 1977, o Dia Internacional da Mulher foi adotado pelas Nações Unidas, para lembrar as conquistas sociais, políticas e econômicas do público feminino.
No decorrer nos anos muitas mulheres se destacaram na história, por razões distintas, cada uma delas tem hoje seu nome lembrado.
Fonte: Mundo das Tribos
Conheço grandes mulheres, mas como não há espaço para colocar todas as fotos aqui, deixo algumas para representar todas as mulheres com e sem deficiência.
Parabéns mulheres guerreiras, determinadas e inspiradoras!
Por Vera Garcia
Boas energias nessa noite de sábado, queridíssima amiga VERA GARCIA!
Nossa, que bacana essa sua homenagem às mulheres! Para mim, sempre uma
emoção ler as suas palavras. Mas não fosse a mulher VERA GARCIA a
administrar/inventar o blog DEFICIENTE CIENTE agora não estaríamos
trocando essas figurinhas. Então, é que registro as minhas eternas
homenagens com um pensamento do amigo Dalai Lama, veja se gosta. É a sua
cara! “Só existem dois dias no ano que nada pode ser feito. Um se chama
ontem e o outro se chama amanhã, portanto hoje é o dia certo para
amar, acreditar, fazer e principalmente viver”.
Vera, continue acreditando, fazendo, amando e vivendo. De sua fã.
DEBORAH PRATES
Obrigada, minha amiga querida!
Grande beijo!
Verinha que maravilha de homenagem você nos fez, me sinto totalmente representada por você a por todas estas maravilhosas mulheres em especial Marcia Gori e a muito amada também companheira Deborah Prates e o meu Aumigo Jimmy Prates..
Obrigada querida amiga pela dedicação a todos nós no seu blog.. Muitos beijos de reconhecimento e pelo carinho que nos dedica..
Beijos
Beth Marge
Obrigada, Beth!
Fiquei muito feliz com sua mensagem.
Beijos!