Ideias incríveis para um apartamento adaptado
Caro leitor,
A matéria abaixo foi extraída do site “Casos de casa” e foi encontrada no site espanhol Decoratrix.
Com cuidado e boas escolhas, pode-se criar ambientes confortáveis, bonitos e acessíveis.
Para começar, é preciso uma boa distribuição dos móveis de modo a facilitar a circulação. Vãos de portas com 90cm de largura são desejáveis e de 80cm são o mínimo para a passagem de cadeiras de rodas.
Também, portas de correr, materiais e pisos antiderrapantes, móveis com rodízios, puxadores na altura correta e abertura fácil, darão maior independência a uma pessoa com algum tipo de deficiência motora.
Nos quartos, colchas e almofadas bem escolhidas que cubram e disfarcem um pouco o aspecto hospitalar dos móveis (camas e cadeiras articuladas) vão trazer maior aconchego.
E porque não usar papeis de parede, adesivos, e pequenos móveis charmosos para compor com os móveis especiais?
Para escrivaninhas, cadeiras adaptadas e estofadas com tecidos alegres, suavizam o ambiente.
Nos banheiros, são necessárias barras de segurança, os registros têm que estar em altura acessível e os misturadores devem preferencialmente ser de monocomando.
Alem disso, uma cadeira resistente a água deve ser colocada abaixo do chuveiro sem fechamento de box…
Bancadas com espaço livre em baixo, para banheiros e cozinhas ajudam a aproximação e o giro com a cadeira de rodas.
Seguem algumas fotos para ajudar a dar noções de decoração aliadas a funcionalidade e a acessibilidade e facilitar a vida de pessoas que precisem adaptar seus espaços.
Veja:
Que espaço gostoso e bem resolvido!! Dá vontade, de mudar logo rsrs…quando entregam as chaves rsrs??
Gostei. Sóbrio.
Um dia todos teremos condições de usufruir de uma casa á nossa medida.
Um dia…
Fica bem Vera.
O valor com certeza é bem “salgadinho”.
Meu nome é Gislene, sou deficiente e adorei essa nova ideia de coração para cadeirante, graças a Deus as coisas estão se modificando.
Fiquei feliz em saber que posso ter total liberdade no meu novo lar, meu apt. será entre agora em Dezembro, e não vejo a hora de poder decorá-lo.
Um abraço.
Felicidades no seu novo lar, Gislene!
Olá,
Sou estudante de arquitetura e urbanismo e estou projetando um apartamento-tipo para PNE nesse período. Adorei o seu blog, ótimo para auxiliar nessa minha pesquisa, ver projetos já concluídos que têm cara de funcional sem, parecer, cair na segregação.
Obrigada XD
Sou cadeirante moro em uma casa mas estou pensando em me mudar para um ap, minha dúvida é a seguinte, será que o condomínio vai permitir que faça reforma mudando a largura das portas? Também penso no banheiro que geralmente e muito pequeno