Implante coclear traz qualidade de vida para crianças com problema de audição
Por Roni Caryn Rabin
The New York Times
Crianças com os dispositivos auditivos cirurgicamente implantados chamados de implantes cocleares avaliam sua qualidade de vida como igual à de crianças com audição normal, de acordo com um dos primeiros estudos a examinar as crianças e seus pais.
As descobertas são importantes, segundo os pesquisadores, pois crianças muitas vezes se sentem socialmente isoladas, enfrentam dificuldades em fazer amigos e tendem a ter baixa auto-estima como resultado.
A principal autora, Betty A. Loy, disse que a informação será útil a pais prestes a tomar decisões sobre implantes cocleares para seus bebês.
“Eles querem saber: ‘Será que meu filho será ridicularizado? Ele será incomodado pelos colegas? Como meu filho se sentirá consigo mesmo com esse aparato em sua cabeça?”’, disse Loy, do Programa de Implantes Cocleares de Dallas.
Os pesquisadores perguntaram a 84 crianças com implantes cocleares como se sentiam a respeito delas mesmas, de suas vidas familiares, de seus amigos e da escola. Os pais foram questionados separadamente e as respostas foram comparadas com as de um grupo de controle de 1.501 crianças na mesma faixa etária, de 8 a 16 anos, com audição normal. O estudo aparece na edição de 1o de fevereiro da publicação Otolaryngology – Head and Neck Surgery.
Embora as classificações gerais de qualidade de vida fossem muito similares àquelas do grupo de controle, as crianças mais novas pareciam ser mais felizes que os adolescentes – mas classificavam de forma mais baixa suas vidas em família do que as crianças com audição normal.
Fonte: http://noticias.uol.com.br/
Olá! Sou tia de um garotinho com uns probleminhas na retina e acabei de ler sobre um projeto para prevenção e diagnóstico em crianças, acho importante ler e divulgar – http://migre.me/jy6T
Grande abraço!
Cris Santos – SP
Olá Cris!
Ótima informação! Já estou divulgando no blog.
Obrigada!
Abraços!
Vera