A inclusão escolar ainda usa fraldas?
Caro leitor,
O querido amigo Dr. Jorge Márcio P. de Andrade*, do Blog InfoAtivo DefNet, escreveu um novo artigo sobre “A inclusão escolar ainda usa fraldas?”. Com muita competência, ele escreveu sobre as condições de acessibildade que por lei deveriam ser implantadas nos espacos públicos, assegurando assim a condição de sujeito e autonomia de todas as pessoas com deficiencia. Veja, abaixo, uma breve introdução do seu artigo.
A partir da indagação da Profª Drª Regina de O. Heidrich, uma amiga que trabalha com crianças e jovens com paralisia cerebral, de como resolver uma questão, aparentemente simples: “…como e quem deve levar uma pessoa com paralisia cerebral, jovem com 14 anos, ao banheiro da escola, se ele tem a altura de 1,80, e a temperatura aqui é de muito frio, é Inverno, mas no verão chegamos aos 40º… ?”, e, diante dessas condições e dificuldades “muitas escolas estão levando os cadeirantes a usarem fraldas novamente”…, além disserem, aos pais, que: “só na escola especial é que se leva um aluno(a) ao banheiro”, reforçando ainda mais uma polêmica sobre o atendimento educacional especializado.
Continue lendo esse texto no Blog InfoAtivo DefNet.
*Formado em Medicina, com especialização em Psiquiatria, exercendo atividades no campo da Saúde Mental, em Psicanálise e Psicoterapia, tendo como parte de formação a Análise Institucional.
Não é apenas a inclusão escolar que ainda usa fraldas no nosso país. A acessibiliade, a falta de preparo profissional e o preconceito, ainda faz com que muitos sejam excluídos e rejeitados.
A inclusão escolar, no entanto, é o primeiro passo pois através dela gera-se o conhecimento, a profissão e, é claro, o desenvolvimento.
Beijos
É TRISTE ADMITIR QUE O PRECOCEITO COMEÇA NA PROPRIA FAMILIA PQ VER O PORTADOR DE PARALISIA CEREBRAL COMO UM SER INESISTENTE ,QUE NUNCA É LEMBRADA NEM MESMO NO SEU ANIVERSARIO,DIGO ISSO PORQUE SOFRO MUITO COM ISSO NA PELE COM MIHA FILHA QUE HJ ESTAR COM 24 ANOS DE IDADE ELA PRA MIM É MINHA RAZÃO DE VIVER ,AMO E SINTO DELA O VERDADEIURO AMOR ,E TENHO MAGOAS POR SABER QUE OUTRAS PESSOAS A IGNORA,PEÇO A DEUS POR ESSAS PESSOAS PQ Ñ RECONHECE O TAMANHO DO PECADO QUE ELAS LEVAM,QUE DEUS TENHA MISERICORDIA QUE ELAS VENHAM PERCEBER ANTES QUE SEJÁ TARDE DEMAIS.SOU RUTE DE SOUZA MÃE DA DEYSE E MORAMOS EM MOSSORÓ RN
Rute,
Elas não sabem o que estão perdendo… Infelizmente vivemos um tempo em que muitas pessoas desconhecem os sentimentos de respeito, carinho e solidariedade.
Abraços,
Bom ver que alguém lembrou de responder um e-mail meu obrigada tudo de bom e que DEUS esteja com você …
Cara Vera
Acho que essa frase não é uma indagação e sim uma afirmação, pois a inclusão escolar ainda usa fraldas sim , mas cabe a nòs professores, proporcionarmos condições pra que os alunos com deficiência tenham acesso ao conhecimento e ,sejam capazes de se interagir no ambiente escolar com condições adequadas para suas limitações de locoção, comunicação e segurança . Os alunos tem direito também ao atendimento educacional especializado ( AEE) que dispõe de recursos tecnicos adequados a cada tipo de comprometimento.
è preciso saber que os recursos e os serviços , estão garantidos por lei e cabe a nós exigirmos nossos direitos ao poder público.
Abraços.