Início do estudo de células-tronco traz esperança a pacientes com lesões da medula espinhal
Caro leitor,
A matéria abaixo foi extraída do blog Ser Lesado.
Uma equipe de médicos da Universidade de Calgary tem, pela primeira vez na América do Norte, realizado com sucesso um transplante de células-tronco em um cabo paciente lesão na coluna, procedimento que pode oferecer um vislumbre de esperança para os pacientes cujo lesões têm sido considerados intratáveis .
Os médicos injectadas as células estaminais neurais para a coluna vertebral de um paraplégico de 29 anos de idade, que vai agora ser monitorizada para determinar se a implantação dessas células é seguro.
Estudos posteriores irá analisar se é possível regenerar o tecido novo e reparar danos do homem.
Esse é o objetivo, uma cura”, da Universidade de Calgary Dr. Steven Casha, que realizou o procedimento na quarta-feira, disse à CTV News.
“As células-tronco têm o potencial para recriar tecido perdido”, acrescentou ele, apesar de que ainda precisa ser comprovado em seres humanos com lesões na medula espinhal. A resposta, segundo ele, “é muito longe.”
O transplante é parte de um ensaio clínico em curso que está sendo realizado pela StemCells Inc., que colheu as células-tronco do sistema nervoso do feto. A empresa detém uma patente sobre as células.
Dados de três pacientes na Europa que já passaram por um transplante sugere que o procedimento é seguro.
“Nós não temos visto complicações significativas ou de eventos adversos e tem havido um par de pacientes que fizeram muito pequenos ganhos na função que parecem ter esperança e isso é muito interessante”, Dr. Michael Fehlings, chefe do programa de medula em Toronto Western Hospital eo investigador principal para o julgamento da Universidade de Toronto, disse a CTV.
Fehlings advertiu que os resultados são muito preliminares.
“Eu acho que é importante para as pessoas com lesões na medula espinhal de saber que há esperança potencial no horizonte, que há esforços em curso neste momento para mover o campo para a frente”, disse ele.
“Na verdade, ele vai ser anos antes de realmente conhecer os resultados.”
StemCells, Inc. tem atualmente nove pacientes envolvidos no estudo, e os planos para se inscrever outros 12 que estão paralisados ??do peito para baixo.
Pacientes estão sendo matriculados na Universidade de Calgary, da Universidade de Toronto e do Hospital Universitário Balgrist em Zurique, na Suíça.
Mais de 85.000 canadenses sofreram algum tipo de lesão medular, com 4.000 novos casos a cada ano. Estimativas peg custos médicos de vida para estes pacientes em qualquer lugar de US $ 1,5 milhões e US $ 3 milhões.
Embora a pesquisa de células-tronco em grande parte tem sido conduzido em animais, os resultados têm sido promissores e os cientistas estão esperando para expandir seus estudos para incluir seres humanos.
Como as células-tronco podem se transformar em qualquer tipo de tecido, a terapia com células-tronco é visto como tendo o potencial para resolver uma variedade de problemas médicos, de regenerar o tecido do coração cheio de cicatrizes de reparar medulas espinhais decepadas.
Com um relatório do médico especialista do CTV Avis Favaro e produtor Elizabeth St. Philip
Fonte: My Health
Gostaria de receber artigos…
Julio Costa