Israelenses criam luvas que transformam linguagem de sinais em mensagens de texto
Texting Glove utiliza um controle Arduino e um software desenvolvido para aparelhos Android.
Por Fernanda Morales
A tecnologia vem aprimorando cada dia mais novos mecanismos para tornar a vida de pessoas com deficiências físicas mais simples e acessível. E desta vez, um grupo de pesquisadores israelenses desenvolveram uma luva capaz de transformar a linguagem de sinais*, utilizada por pessoas com deficiência auditiva, em mensagens de texto, a Texting Glove.
Desenvolvida por Oleg Imanilov, Tomer Daniel e Zvika Markfield, a Texting Glove foi apresentada pela primeira vez durante o evento anual de desenvolvedores da Google em Tel Aviv, Israel.
De acordo com o Fashioning Tech, a luva foi desenvolvida utilizando um controle Arduino Lilypad, sensores de mobilidade nos dedos, um acelerômetro, um giroscópio e uma placa ADK (Android Open Acessory Development Kit).
Depois de conectada a um smartphone com sistema operacional Android, os sinais são transmitidos para o aparelho celular, que utiliza um software exclusivo para traduzir os gestos para uma mensagem de texto.
A Texting Glove precisa de calibração e treinamento de tempos em tempos e o mais interessante, segundo o Ubergizmo, é que o usuário não precisará soletrar as palavras, o sistema poderá acompanhar com rapidez todas as palavras e frases que forem ditas.
Um vídeo produzido pelos criadores mostra a Texting Glove em ação e pode ser conferido no Vimeo pelo atalho vimeo.com/32568637.
Fonte: http://henrique.geek.com.br/
*Termo correto: Língua de Sinais
A comunicação sinalizada dos surdos e com os surdos constitui uma língua e não uma linguagem. Já a comunicação por gestos, envolvendo ou não pessoas surdas, constitui uma linguagem gestual. (Referência: Consultor Romeu Sassaki).