Jamie Foxx afirma que irmã com síndrome de Down o ensinou ‘a viver’
Jamie Foxx, nome artístico de Eric Marlon Bishop, é um ator, roteirista, produtor de cinema, comediante e músico norte-americano. É conhecido principalmente por atuar como Ray Charles no musical “Ray” e como Django no filme “Django Livre”, de Quentin Tarantino.
O vencedor do Oscar e do Grammy Jamie Foxx é uma estrela mundial. Não que ele discorde, mas, na opinião dele, há uma estrela ainda mais brilhante vivendo sob seu teto: sua irmã.
DeOndra Dixon mora com o irmão mais velho, Foxx de51 anos. Dixon é uma garota de 34 anos que tem síndrome de Down. Entretanto sua condição não a impediu de estar de bem com a vida.
Foxx até acredita que sua irmã o ensinou a saber viver.
“DeOndra tem uma luz desde que nasceu”, afirmou Foxx em um site. “Quando a caçula nasceu não sabíamos o que era a síndrome de Down ”, continuou o ator e cantor. “Minha mãe era inteligente, e imediatamente a considerou normal”.”
Dixon frequentou a escola e se juntou ao coral. Ela nunca foi impedida de ir atrás de seus sonhos. “Eu não sabia o que ela faria quando se tornasse adulta”, admitiu Foxx. No entanto, sua irmã rapidamente provou que tinha bom senso e, com o irmão mais velho cuidando dela, tudo se tornou possível.
“Nossa família a trata como DeOndra”, explicou Foxx. “Ela vai a todo lugar que vamos. Ela geralmente é a alegria da casa! ” A mãe sempre incentivou a filha. Ela dizia: “Vá para a escola, brinque, divirta-se – não há nada de diferente em você!” Foxx lembrou em conversa com a Fundação Global Down Syndrome.
Hoje, DeOndra atua como embaixadora global da mesma fundação.
Quando perguntado o que DeOndra havia lhe ensinado, a resposta de Foxx foi imediata e humilde. “Eu aprendi a viver. Nós somos apanhados em nosso mundo com os cromossomos extras … Ela traz você de volta ao que é a vida”.
Foxx nunca se esquivou de incluir sua irmã em sua vida e no palco. Ela dançou com ele no Grammy e até apareceu no vídeo do single “Fox Blame It” da Foxx.
A presidente e cofundadora da Fundação Global Down Syndrome, Michelle Sie Whitten, vê a luz de DeOndra brilhando tão intensamente quanto a de Foxx. “Pessoas com síndrome de Down podem realmente ter uma vida incrível”, disse ela em entrevista ao Today.
“Ela tem um irmão que a ama, uma ótima família, faz coisas interessantes e isso faz com que ela ame a vida.”
“Cada vez mais pessoas com síndrome de Down estão cursando a faculdade, Mais e mais pessoas estão se casando. Muitos estão procurando oportunidades de emprego. É vida que segue ”, acrescentou Whitten.
Com informações Today
Síndrome de Down
A síndrome de Down é causada pela presença de três cromossomos 21 em todas ou na maior parte das células de um indivíduo. Isso ocorre na hora da concepção de uma criança. As pessoas com síndrome de Down, ou trissomia do cromossomo 21, têm 47 cromossomos em suas células em vez de 46, como a maior parte da população.
As crianças, os jovens e os adultos com síndrome de Down podem ter algumas características semelhantes e estar sujeitos a uma maior incidência de doenças, mas apresentam personalidades e características diferentes e únicas.
Leia Também:
- 13 direitos das pessoas com deficiência e doenças graves que você precisa conhecer
- 13 filmes imperdíveis que abordam a inclusão da pessoa com deficiência
- Pessoas com Deficiência: Relacionamentos Virtuais Rumo aos Amores Reais