História de superação de Jefferson Maia
“Aquele que se revela superior na resolução de dificuldades, fá-lo antes de elas surgirem. Aquele que se revela superior no vencer os inimigos, triunfa antes de as ameaças começarem”. (Sun Tzu)
Veja a incrível história do tetraplégico Jefferson Maia do BLOG INCLUSIVAS. Ele é mais do que um exemplo de superação, ele é um verdadeiro guerreiro.
História de Superação
“Nasci no dia 18 de abril de 1964, na cidade do Rio de Janeiro. Sou formado em Pedagogia, pela Universidade Gama Filho.
Trabalhei em alguns projetos de instituições de pessoas com deficiência, como no Centro de Vida Independente do Rio de Janeiro – CVI/RJ, no setor de Aconselhamento entre Pares, onde desempenhei a função de orientar aqueles que, como eu, tivessem alguma deficiência física; como também, na Secretaria Municipal de Esportes e Lazer – SMEL.
Minha relação com o mar começou a distância, através da televisão, assistindo filmes e documentários. Algo me impressionava e me atraía naquele mundo diferente. Eu era bem jovem. Após o serviço militar, e um curso técnico do antigo segundo grau, optei profissionalmente pelo mergulho. Entrei para a Marinha do Brasil, e fiz um curso de mergulho autônomo, onde adquiri todo o meu desenvolvimento no meio subaquático. Concluí o curso em 1984, e comecei a trabalhar em dezembro do mesmo ano, na prospecção de petróleo, na Bacia de Campos/ RJ. Era outra realidade. No mergulho profundo, o trabalho é muito difícil, extremamente estressante e perigoso, nada daquilo que eu imaginava. Mas mesmo assim eu adorava.
Só que o destino adiou temporariamente minha proximidade com “Netuno”. Durante um assalto em 1987, sofri um tiro no pescoço, que atingiu a medula me deixando tetraplégico. Momentos difíceis, minha vida totalmente mudada, meu corpo sem resposta e inerte. Não tinha a mínima idéia do que seria minha vida a partir de então. Levei um bom tempo no meu processo de retorno à vida plena e produtiva, o que percebi ser totalmente possível, a qualquer um, mesmo tendo uma limitação física. Pura adaptação.
Decorreram cinco anos até meu retorno á água. Primeiro com a natação, que pratiquei por um longo período, participando de alguns campeonatos brasileiros como atleta da SADEF-RJ. Em 1992, no local onde nadava, conheci o mergulhador Bernardo Lemos; ele tinha uma tetraplegia e, através dele, pude conhecer a professora Lucia Sodré, de quem recebi o estímulo para o retorno ao meio submarino.
Então, em 1992 me formei em Mergulho Adaptado; que era um trabalho pioneiro da Handicapped Scuba Association em nosso país.
Além de voltar a mergulhar, comecei a colaborar nos trabalhos de Batismo junto a pessoas com deficiência, em palestras, seminários e cursos, com o intuito de divulgar a atividade. Posteriormente participei do nascimento da HSA Brasil. Graças a este trabalho, sob a direção da professora Lucia Sodré, temos mais uma opção de lazer, em atividades adaptadas, formando mergulhadores com deficiência”.
Veja o fantástico currículo de Jefferson:– Pedagogo;
– consultor/colunista do jornal “NA LUTA”:
– Mergulhador aposentado atuante no Mergulho Adaptado pela HSA – Brasil, com a amiga Profª Lúcia Sodré;
– instrutor colaborador do Prof. Antonio Borges no projeto MOTRIX do NCE/UFRJ;
– colunista dos sites: http://www.rampadeacesso.com/ e http://www.muitoespecial.com.br/;
– Vice-presidente da ONG Espaço Novo Ser, experiência participativa em Projetos Governamentais e em algumas Organizações Não Governamentais – ONGs, voltadas para o social e inclusão de pessoas com deficiência (CVI-Rio, AADEF, Sadef e, MONATRAN, entre outras);
– ex-atuante como vice-presidente fundador das Alas para PPDs da G.R.E.S. Tradição e das G.R.C.E.S.M., Estrelinha da Mocidade e MEL do Futuro;
– Presidente/atleta do “Rio Quad Rugby Clube”;
– participação como atleta no paradesporto nacional, na Natação (campeonatos brasileiros 92, 93, 94, 95), no Rugby em cadeira de rodas (mundial pela paz Rio-2005), e nas provas anuais de Pesca Desportiva Adaptada da Confederação Brasileira de Pesca e Desportos Subaquáticos – CBPDS/Clube Barracuda.
Fontes: http://intervox.nce.ufrj.br/
http://inclusivas.blogspot.com/
Jeff, obrigada por ceder estas informações ao blog Deficiente Ciente!
Veja também nesse blog:
Jefferson Maia com determinação e alegria (vídeo)
Diário de Aprendizado: Pintando com a Boca
''JEFFERSON''.. é verdade…um exemplo de vida…quero que meu marido veja essa 'página'',pois ele ficou tetraplégico recentemente,tudo é muito difícil ainda pra ele!!!
Olá Nana!
Realmente o Jeff é um grande exemplo de superação! É um guerreiro!
Obrigada pela visita!
Abraços,
CURSO ADEZO estamos com saudade das aulas de dinamica,e de voce.beijos.
Curso Adezo; foi muito aproveitosa sua ultima aula,nos faz motivar cada vez mais pela inclusão digital,tenho aprendido demais,vamos viajar p/Piranga em missoes,hore por nos beijos.
Oi Jefferson, sou filho do Bernardo Lemos que você conheceu, se ele estivesse aqui ficaria muito orgulhoso de você! Ele sempre tentou se superar e vencer os obstáculos. Parabéns por mostrar que estamos aqui para tentar nos superar! Um abraço! Moyses Lemos