Jogador suíço apelida sul coreanos de "atrasados mentais" e é expulso dos jogos
Michel Morganella chamou coreanos de “retardados mentais”
O Twitter fez mais uma vítima nos Jogos Olímpicos de Londres. Nesta segunda-feira, foi a vez do jogador de futebol suíço Michel Morganella ser expulso da delegação de seu país por publicar um comentário racista na internet. Depois da derrota da Suiça para a Coreia do Sul, por 2 a 1, o atleta usou a gíria francesa “trisos” (termo utilizado para denominar pessoas com Síndrome de Down) para ofender os jogadores sul-coreanos. “Vou acabar com vocês coreanos. Vão todos para o inferno. Ahahahahahah atrasados mentais”, teria publicado o jogador de 23 anos.
A decisão pelo afastamento de Morganella foi comunicado pelo chefe da missão olímpica da Suíça, Gian Gilli. O dirigente condenou veementemente a atitude de seu compatriota.
– Michel Morganella descriminou, insultou e violou a dignidade da equipe de futebol da Coréia do Sul, assim como todo o povo coreano – disse.
O suíço de 23 anos, que atua pelo Palermo da Itália, foi o segundo atleta a deixar os Jogos prematuramente por conta de ofensas racistas no Twitter. Dias atrás, a grega Voula Papachristou, do salto-triplo, publicou ofensas aos africanos que vivem em seu país.
Atleta é expulsa da delegação grega após mensagem racista no Twitter
Voula Papachristou fez comentários ofensivos sobre os africanos
Voula Papachristou, do salto triplo, foi expulsa da delegação da Grécia após postar comentários racistas no Twitter. A atleta de 23 anos disse no microblog que “Com tantos africanos na Grécia, os mosquitos do Nilo Ocidental terão comida caseira à vontade”.
Após receber muitas críticas na internet, Papachristou apagou a mensagem, mas o comitê olímpico grego resolveu cortar a atleta da delegação que disputará os Jogos de Londres.
Papachristou, que precisa deixar Londres nos próximos dias, pediu desculpas pela frase.
– Quero me desculpar com todos os meus amigos e com os atletas se eu os envergonhei. Sempre sonhei em participar dos Jogos. Em todos esses anos tenho lutado especificamente por esses três dias em que estou em Londres – disse a grega.
Seu técnico, Giorgos Pomaski, disse que respeita a decisão do comitê grego, mas considera a punição muito pesada para uma “piada de bar”.
Fonte: http://www.ahebrasil.com.br/
Veja:
- Rapper “50 Cent” ofende mãe de jovem autista no Twitter
- MTV é condenada a pagar R$ 40 mil para pais ofendidos com ‘Casa dos Autistas’
- Jovem com síndrome de Down sofre bullying no Facebook e polícia ignora caso
A piada da atleta grega sobre os africanos e o mosquito da dengue foi sádica mas pode-se dizer que o suíço se excedeu mais no preconceito racial. Falar sobre o quão inadequado foi o comentário dele é chover no molhado, só nos resta esperar que ele não precise de um choque como o do Romário, que mudou da água para o vinho depois que a caçula dele nasceu…