Jovem com síndrome de down é vencedor mundial em campeonato de pizza
Mateo Kawaguchi, 22, faz parte da equipe que representou a Argentina no campeonato mundial de pizza em Parma, Itália, onde deslumbrou o público e o júri com sua participação.
Mãos cheias de farinha e um sorriso no rosto. Na pizzaria, todo mundo o admira e sempre o espera. “O maior impacto que ele gerou desde que chegou à pizzaria em novembro foi que o ambiente de trabalho da filial mudou”, disse La Continental em referência a Mateo Kawaguchi, 22, que tem síndrome de Down e se tornou a primeira pessoa com essa deficiência a participar do Campeonato Mundial de Pizza na Itália.
A nomeação ocorreu em um evento que reúne pizzarias de vários países do mundo e onde Mateo viajará com outros argentinos para participar de nove das onze categorias da Copa do Mundo.
Amigos com síndrome de down abrem pizzaria após não conseguirem emprego
19 pessoas com síndrome de down que estão mudando o mundo
“Mateo é um garoto que se apega à vida. Ele passou por duas cirurgias cardíacas e viveu intensamente desde o dia em que nasceu. Tenho muito orgulho do meu filho. Sua maior característica como pessoa é que, apesar de ser um jovem com muitas dificuldades, ele ama a todos. Ele tem muita perseverança e entra no caminhão e não desce até terminar o trabalho. Ele está muito feliz e orgulhoso de suas realizações, do dinheiro que ganha com seus amigos”, disse Gabriela Quintana, mãe de Mateo.
Mateo trabalha desde novembro de 2016 e vai à pizzaria duas vezes por semana. “Acho que podemos sair primeiro”, disse ele entusiasmado, garantindo que as pizzas de presunto e pimentão com empanadas de presunto e queijo são os pratos que ele mais gosta de preparar.
“Ele não apenas cozinha, mas também lida com o corte de porções para quem come no bar e leva para as mesas: estava empolgado com a possibilidade de servir o público e alguns jovens o ajudaram a realizar essas tarefas”, diz Milagros Jamardo, que coordena a área de Recursos Humanos da cadeia de pizzas.
Foi em Appyce Escuela que Mateo fez seu primeiro curso para aprender a fazer empanadas. Agora, estuda para obter o título de mestre em pizza: “Estou me preparando para os exames”, disse ele. Quando não está na pizzaria, Mateo freqüenta uma escola de educação especial, onde, junto com outros amigos, dirige a Los Perejiles, empresa que oferece um serviço de rodízio de pizza.
Tradução Vera Garcia (Blog Deficiente Ciente) Via Lt10