Jovem espera há dois anos por cadeira de rodas
INDIGNAÇÃO
Empresa é alvo de nova denúncia em Campinas – SP
Mais uma pessoa diz ter sido lesada pela SCARATTI ORTOPEDIA, de Campinas. Juliana Cristina Pereira, de 17 anos, comprou em 2008 uma cadeira de rodas motorizada que até hoje não foi entregue. A empresa é acusada de não entregar um produto semelhante, comprado há quatro anos por João Plácido de Lima, que tem artrose. Com a falta da cadeira, ele se arrasta pelo chão, de joelhos, conforme mostrou o Correio no último sábado.
Juliana tem mielomeningocele, uma doença congênita, que a impediu de andar. Vizinhos, amigos e membros da igreja a qual a família frequenta, se uniram em uma campanha para arrecadar os R$ 5,4 mil necessários para a compra. Além de doações em dinheiro, pizzas foram produzidas e vendidas.
“A iniciativa surgiu do presbítero da minha igreja, que via o quanto minha mãe se cansava por ter que empurrar minha cadeira velha e porque sabiam que uma motorizada me traria maior independência”, conta Juliana, que planejava frequentar um curso de inglês, sair e se divertir com as amigas, além de, no futuro, cursar uma faculdade de secretariado. “Por isso preciso aprender inglês”, explica.
Segundo a mãe da jovem, Lúcia Aparecida Lopes da Silva, foram pagos R$ 3,5 mil de entrada na compra, que a proprietária da loja, Lidia Helena Borges Scaratti, fez questão de ir buscar pessoalmente na casa da família. “Até então ela era bem solícita, dizia que vinha buscar o dinheiro para facilitar nossa vida”, conta.
Na época, Juliana tinha uma cadeira muito antiga, da qual chegou a cair várias vezes. Hoje, ela tem um modelo um pouco melhor, porém também manual, adquirido com o restante do dinheiro que seria pago quando a loja entregasse o produto.
“Ela já perdeu mais dois anos de vida. Com a manual fica difícil sair de casa e fazer coisas rotineiras para qualquer adolescente. Além de sofrer com isso, sofremos também constrangimentos já que a cadeira nunca chegou e muita gente que participou da campanha começou a desconfiar”, explica Lúcia.
Empresa
Novamente procurada pela reportagem, a proprietária da Scaratti Ortopedia, indicou seu advogado para prestar esclarecimentos sobre o caso. José Bertulino Santos se limitou a dizer que não se manifesta sobre processos que estão sendo discutidos na Justiça: “Escrevam o que quiserem”.
Para a família, que há um ano e meio luta na Justiça para reaver o dinheiro e uma indenização por danos morais, concedidos em primeira instância, Lidia Scaratti deu diversas explicações.
“Uma hora ela disse que a culpa era do fornecedor, depois que ia demorar um pouco por causa do Natal. Depois do Natal, a culpa foi das férias coletivas na fábrica, e então veio o Carnaval. Por último, ela disse que estava com câncer e, assim, foi nos enrolando, por seis meses, até que entramos na Justiça”, disse Juliana.
SAIBA MAIS
A mielomeningocele, também conhecida como Spina Bífida, é uma malformação congênita da coluna vertebral da criança em que a médula espinhal nasce exposta. A doença dificulta a função primordial de proteção da espinha, que é o “tronco” de ligação entre o cérebro e os nervos periféricos do corpo humano.
Fonte: Correio Popular de Campinas (assinantes) (15/06/2010)
Veja também nesse blog:
Fila por cadeiras de rodas chega a 400 pessoas
Equipamentos doados ao Boldrini são liberados
Dicas importantes de como adquirir uma cadeira de rodas
Cadeira M3: Estilo e tecnologia
E enquanto a justiça não resolve, Juliana de 17 anos, está a um ano e meio aguardando o momento de conquistar sua independência. Isso é um aburdo!!
tive conhecimento da falta de respeito desta empresa, através de uma reportagem apresentada pela Tv Record, no dia 16-06, por volta das 19:50hs, que absurdo! Não é possível que eles continuem impunes, porém pelo que pude observar, eles parecem apostar bastante na propaganda feita pela internet… talvez a sugestão seja este mesmo… denunciar via internet, então daí evita deles fazerem novas vítimas…não tenho grandes habilidades com esta ferramenta, mas sempre procuro ler os comentários a respeito da empresa… quando opto escolhe-la para compra… acredito que exista outros consumidores com o mesmo hábito…
neste momento só posso torcer por vcs e suas famílias lesadas por pessoas desprovidas não só de caráter como de qualquer sentimento bom…Um grande Abraço, que Deus possa os abençoar e suprir todas as necessidades deste momento!
Pessoal não consegui achar o email desta loja, nem o site…, temos o fone vamos ligar e fazer a maior pressão sobre eles é uma das coisas que podemos fazer com estes monstros…
Eles não tem site, só telefone mesmo. Com certeza precisamos pressionar muito!!