Lenín Moreno é o primeiro presidente cadeirante do Equador
O Conselho Nacional Eleitoral (CNE) do Equador anunciou no dia 04/04, a vitória do socialista Lenín Moreno na eleição presidencial de domingo. De acordo com o órgão, o ex-vice-presidente e candidato apoiado pelo atual mandatário Rafael Correa conquistou 51,16% dos votos.
Primeiro prefeito cadeirante da história de Mato Grosso
Vítima de bala perdida assume cadeira na Câmara do Rio de Janeiro
Espanha tem a primeira vereadora com síndrome de Down
Casado e com três filhos, Lenín Moreno é licenciado em Administração Pública pela Universidad Central del Ecuador. Moreno tem 63 anos, foi vice-presidente entre 2007 e 2013, e é filho de professores. Recebeu o nome de Lenín em homenagem ao líder russo e já foi indicado ao Nobel da Paz, em 2012.
Após uma tentativa de assalto em 1998, após ter sido baleado, Lenín usa cadeira de rodas. Dois bandidos pediram a carteira e a chave do carro no estacionamento de um supermercado em Quito. Ele deu, mas mesmo assim levou um tiro pelas costas. Além de ficar paraplégico, sofria dores tão alucinantes que apelou para a pouco conhecida terapia do riso.
Desde então, escreveu vários livros sobre a importância do humor, das uma boa risada, das piadas. Abandonou a militância esquerdista tradicional e virou uma espécie de guru da autoajuda. Como vice-presidente do bolivariano Rafael Correa, criou projetos para ajudar os deficientes.
Fontes: Revista Veja; Clicrbs