Disléxicos famosos
Caro leitor,
Dando continuidade ao estudo sobre dislexia, as pessoas disléxicas costumam ter o lado direito do cérebro mais desenvolvido que o esquerdo. Com isso, possuem facilidade para atividades ligadas à criatividade. Eles geralmente também adquirem caráter empreendedor. Por isso, a recorrência do distúrbio é grande entre cientistas, escritores e personalidades do mundo empresarial e político.
O ator Tom Cruise passou por 15 escolas em 12 anos e foi colocado nas aulas de reforço na escola, mas alegou que a Cientologia o curou de sua dislexia, após ele se converter.
Albert Einstein, em conseqüência das suas dificuldades para memorizações se desinteressava pelas aulas que exigem tais habilidades, provocando violentas reações dos seus professores. Tanto, que certo dia o diretor da escola, coincidentemente o professor de grego, convoca-o para uma reunião e declara, entre outras coisas, que seu desinteresse pelo grego era uma falta de respeito pelo professor da disciplina, e que sua presença na classe era péssimo exemplo para os outros alunos. Encerrando a reunião, o professor disse que Einstein jamais chegaria a servir para alguma coisa.
Cher é uma atriz, compositora, escritora e produtora musical e cinematográfica. Pelo seu percurso artístico já ganhou um Oscar, três globos de Ouro, um Emmy e um Grammy.
Segundo Cher: “Quando era criança frequentei várias escolas diferentes. Falhava constantemente nos trabalhos de casa e para mim a matemática era extremamente difícil. Ficava envergonhada por não conseguir fazer o mesmo que os outros conseguiam sem problema. Pensava que era estúpida…não conseguia aprender a matéria a não ser ouvindo o professor na sala de aula. As minhas notas eram sempre baixas e os professores sempre diziam que não conseguia. Com 16 anos desisti da escola.”
A cantora de Soul Joss Stone, disse em uma entrevista que não era uma boa aluna por causa da dificuldade de aprendizagem. Ela revelou que sofre de dislexia.
A atriz, humorista, cantora e apresentadora Whoopi Goldberg, afirmou: “Sou uma disléxica típica. Para quem não sabe, dislexia é uma dificuldade na leitura, que faz com que a pessoa não consiga assimilar facilmente a relação entre o que está escrito (símbolos gráficos) e o que é falado (fonemas). Atualmente aprendi a conviver bem com isso, mas não foi sempre assim. Quando eu era criança, o diagnóstico era quase inexistente, e meu processo de alfabetização foi difícil. Eu era a aluna problema, desafiadora. Rasgava as provas na cara dos professores, brigava com todos os colegas, era a ferinha de todas as escolas pelas quais passei. Até porque eu era sempre a mais velha da turma, já que repeti de ano três vezes. Hoje, luto junto à Associação de Pais e Amigos de Disléxicos (APAD), onde sou uma das diretoras, para que crianças disléxicas não sejam mais chamadas de preguiçosas ou, muito menos, de burras.”
A cantora, compositora e atriz Cindy Lauper, sempre quis se tornar cantora profissional, mas todos a desencorajavam de correr o risco. Em vez disso, após abandonar o colégio, Lauper, que posteriormente foi diagnosticada como disléxica, trabalhou em uma série de empregos, como cuidar dos cavalos no hipódromo em Belmont Park -“Eu cantava canções de George Harrison para acalmar os cavalos”- secretária e garçonete de restaurante.
Cyndi foi a primeira mulher a ter quatro singles de um mesmo álbum no Top 10 da parada de sucessos da revista americana Billboard.
Patrick Dempsey é um ator conhecido da série Anatomia de Grey (Grey’s Anatomy) Ele foi diagnosticado como disléxico aos 12 anos de idade. “Fez-me o que sou hoje. Deu-me a perspectiva que tenho de continuar trabalhando e nunca desistir.”
O ator afirma que, atualmente luta com a leitura dos scripts e com a memorização das falas: “acho que nessas horas é que me sinto mais inseguro… é muito difícil para mim ler o que está na página. Preciso memorizar para poder ir em frente.”
Patrick Dempsey contratou um especialista para o ajudar com a sua dificuldade de aprendizagem: “Se não conseguia ler uma fala, alguém lia para mim. Depois disto era sempre em frente. Eu luto com a ansiedade cada vez que me sento para ler um texto.”
Orlando Bloom é outra celebridade que afirmou que é disléxico. “Tenho mais dificuldade para estudar os textos e decorá-los” do que os outros atores, confessou o britânico, que visitou um centro médico infantil da cidade acompanhado da namorada, a modelo australiana Miranda Kerr.
O ator de filmes como “O Senhor dos Anéis” e “Piratas do Caribe” contou também que sua mãe lhe dizia que, se lesse 50 livros, ganharia uma moto. “Por isso, li muito e trabalhei para superar o problema, mas nunca cheguei aos 50 e nunca ganhei a moto”, brincou.
Bloom disse também que a dislexia, um problema que gera dificuldades para ler e escrever corretamente, o fez estudar muito mais na escola, o que não lhe impediu de ser popular entre as outras crianças.
A seguir uma lista de pessoas famosas disléxicas:
* Agatha Christie
* Anwar Sadat
* Auguste Rodin
* Beryl Reid (atriz inglesa)
* Britney Spears
* Bruce Jenner
* Bruno de Assis Sartori
* Charles Darwin
* Rei Constantino da Grécia
* Ratinho (Imagem abaixo)
* Daniel Radcliffe
* David Bailey
* David Gueta
* Dexter Manley
* Don Stroud (ator/campeão mundial de surf)
* Duncan Goodhew (campeão de natação)
* Francis Bacon
* Franklin D. Roosevelt
* George Washington
* General George S. Patton
* Greg Louganis
* Gulinho
* Hans Christian Andersen
* Harry Belafonte
* Harvey Cushing (pai da cirurgia neurológica moderna)
* Henry Winkler
* Jackie Stewart (piloto de corridas)
* Jewel (cantora)
* Joss Stone (atriz e cantora de soul)
* John Rigby (dono de parque temático)
* Joyce Bulifant (atriz)
* Keanu Reeves (ator)
* Lawrence Lowell
* Lewis Carroll (autor)
* Leslie Ash (atriz inglesa)
* Breno TV
* Lord Addington
* Loretta Young
* Leonardo Da Vinci
* Margaret Whitton
* Margaux Hemmingway
* Mark Stewart (ator/filho de Jackie Stewart)
* Mark Twain
* Michael Barrymore (comediante)
* Michael Hesetine
* Michelangelo
* Mika(cantor)
* Napoleão Bonaparte
* Nelson Rockefeller
* Nicholas Brady (US Secy Treasury)
* Nicholas Bush (Filho do ex-presidente dos EUA)
* Nicholas Parsons (Ator inglês)
* Nicola Hicks (Escultora Inglesa)
* Noel Gallagher
* Oliver Reed (Ator Inglês)
* Ozzy Osbourne (Cantor inglês)
* Pablo Picasso
* Paul Stewart (Piloto de corridas/Filho de Jackie Stewart)
* Peter Scott (pintor)
* Phil Harris (do Harris Queensway)
* Robin Williams
* Richard Chamberlain
* Richard Rogers (Arquiteto inglês)
* Rob Nelson (Jogador de baseball profissional)
* Roy Castle (Ator inglês)
* Salma Hayek
* Sarah Miles (Atriz inglesa)
* Scot Adams (Cartunista americano)
* Sir Joshua Reynolds
* Stanley Antonoff, D.D.S.
* Stephen J. Cannell
* Susan Hampshire (Atriz inglesa)
* Thomas A. Edison
* Tom Smothers
* Vicente Martins (Professor universitário)
* Vincent van Gogh
* Winston Churchill
* Walt Disney
* Willard Wiggins (Escultor)
* William Butler Yates
* Woodrow Wilson
* Jamie Oliver (cozinheiro britânico)
Fontes: Wikipédia
http://www.pucsp.br; http://celebridades.uol.com.br/
Veja:
Sou Feliz de saber que não tenho retardamento mental ! E também de saber que dislexia não é doença. Mas bem que poderiam facilitar mais nosso português !
como: casa = caza , tudo de acordo com som !
Os que não tem dislexia , podem entender pelo sentido da frase !
Eu acredito que iria facilitar para as crianças ! Eles não iriam detestar tanto ir para Escola.
As aulas poderia ser em forma de teatro usando personagem ! Tudo seria mais divertido e mais aproveitável ! Do que uma coisa mecânica e morta ! Que é dificil manter a tenção todo tempo no assunto. principalmente para disléxico que a mente está sempre viajando !
Vamos pensar em todos Deficientes !!
AMEI seu comentário ! Parece minha filha falando! Assino em baixo!!
Concordo com vc Julionete.
Eu sempre entendi o lúdico e o lógico.
Amei a matéria! Parabéns! Tudo à ver com o que eu e minha filha passamos! Dá esperança de que toda incompreensão e sofrimento que passamos ainda se se tornará uma benção! Obrigada!!