Médicos usam videogame para criar "andador hi-tech" para crianças
Acessório de ginástica do Wii detecta movimentos do bebê
Pesquisadores americanos usaram o acessório Wii Fit Balance Board, da Nintendo, que permite que o usuário faça exercícios sobre uma balança sensível à pressão, para criar uma máquina capaz de movimentar crianças com problemas de mobilidade, como as que sofrem de problemas como espinha bífida e paralisia cerebral.
A ideia é que elas consigam “explorar o mundo” como os pequenos que conseguem andar ou engatinhar.
Eles colocaram um assento sobre o Balance Board, que fica conectado a um robô. A invenção, que funciona para bebês de ao menos sete meses, se move na direção para qual o corpo da criança está inclinado – sensores de pressão presentes no acessório de videogame determinam a posição do pequeno.
De acordo com os pesquisadores, quando o bebê quer pegar um objeto, por exemplo, ele projeta o corpo nessa direção. O robô, então, detecta esse movimento e se dirige para o local.
Um instrumento chamado sonar evita colisões com a máquina. No estudo em que apresentam a invenção, os pesquisadores da Universidade Ithaca dizem que o objetivo é melhorar o desenvolvimento dos bebês.
– Crianças com deficiências físicas e com mobilidade restrita demonstram grande dependência, frustração, depressão e falta de curiosidade e confiança.
Fonte: R7 (23/11/10)
Acesse aqui e veja outras matérias sobre tecnologia e a pessoa com deficiência.
Me lembrou vagamente aquele "patinete" Segway…