Messi doa óculos de R$ 29 mil a jovens com deficiência visual
Messi se uniu à OrCam para aumentar a consciência sobre os desafios enfrentados pelos cegos e deficientes visuais em todo o mundo
Lionel Messi ajudou um jovem torcedor cego do Arsenal enviando um par de óculos que mudaram sua vida. O presente, que custou aproximadamente R$ 29 mil reais, foi fabricado pela OrCam Technologies.
A estrela do Barcelona se uniu à OrCam para lançar uma parceria com o intuito de aumentar a consciência sobre os desafios enfrentados pelos cegos e pela comunidade com deficiência visual em todo o mundo.
Todos os anos Messi oferecerá o dispositivo OrCam MyEye à pessoas com histórias inspiradoras, que são cegas ou deficientes visuais, algumas das quais ele conhecerá pessoalmente em Barcelona.
Consequentemente, essas pessoas se tornarão membros do chamado ‘OrCam Dream Team’ (Time dos Sonhos da OrCam), que é liderado por Messi.
Messi descreve a emoção de fazer parte do projeto
Mikey, de 10 anos, jogador de futebol cego de Londres, foi o último a receber os óculos que, segundo seus pais, ajudaram a lhe dar mais independência.
Antes da pandemia causada pela covid-19, Messi encontrou 12 pessoas com deficiência visual em Barcelona para dar os óculos. A estrela argentina, de 33 anos, admitiu que distribuir o aparelho foi um momento particularmente marcante para ele.
Na reunião, ele disse: “A emoção foi incrível. Encontrar este incrível grupo de pessoas de todo o mundo foi realmente um momento mágico e inspirador”, e continuou:
“Testemunhar cada um dos membros do ‘Dream Team’ testando os recursos do OrCam MyEye, ficou claro que este seria um dispositivo que mudaria a vida de cada um deles”.
“Tenho orgulho de ser um Embaixador da OrCam para realmente fazer a diferença para tantas pessoas”, concluiu Messi. Aproximadamente 300 milhões de pessoas ao redor do mundo sofrem de cegueira ou algum grau de deficiência visual.
No vídeo, Messi é questionado sobre o que seria um ‘momento mágico’, e ele responde como sendo o início de sua carreira no barcelona, onde começou com apenas 13 anos.
Ao longo do vídeo, Messi comenta sobre sua carreira enquanto as crianças selecionadas vão de encontro ao jogador para receber os óculos.
Os aparelhos funcionam como um ‘scanner’ que detectam tudo que estiver na frente dele e o descreve em áudio. Nas imagens é possível ver os óculos citando objetos, textos e até pessoas.
Com informações A Folha Hoje
Leia Também:
- 13 direitos das pessoas com deficiência e doenças graves que você precisa conhecer
- Gênio da bola, Messi foi diagnosticado com autismo quando criança, revela escritor
- Como solicitar a credencial para uso das vagas preferenciais
- Lionel Messi vai construir o maior centro de tratamento contra o câncer infantil na Europa
Boa tarde. Sou Cassia 45 anos, sou deficiente física e monocular tb. Nao recebo nenhum benefício, nao entendo pq, sou baixa renda, desempregada, preciso usar óculos,, até fiz exame mas não tenho condições, meu m maio sonho é fazer uma faculdade, ee ser professora, me ajude a pelo menos receber algum benefício