Movimento Inclusão Já: Acessibilidade nos Parques da Capital Paulista
Caro leitor,
Estou republicando o texto divulgado pelo amigo Valdir Timóteo, do Movimento Inclusão Já , que diz respeito a acessibilidade e as matérias divulgadas pela mídia. Gostaria de ressaltar que o amigo Valdir, há muito tempo, tem lutado arduamente pela inclusão das pessoas com deficiência na sociedade.
A questão é a seguinte: A acessibilidade é de fato uma das prioridades do Poder Público? Acompanhe o texto abaixo:
“Logo estarei divulgando nova lista para fazermos um comparativo se acessibilidade realmente é uma prioridade do Poder Público.
O que diferencia o “Movimento Inclusão Já” de grande parte do segmento é que temos atitudes firmes e documentadas, buscando soluções para os problemas, coisa muito diferente de ficar somente reclamando sem tomar nenhuma providência, assim como os movimentos de papagaios e marqueteiros da vida. Nossa sociedade precisa evoluir muito e deixar de acreditar em tudo que é veiculado nos meios de comunicação.
Dentre esses parques abaixo, visitei alguns e os banheiros não eram adaptados e acessíveis, logo estarei vistoriando todos para ver o que mudou, se é que mudou.
Desde quando fiz esse levantamento quase nada ou pouco mudou essa situação referente a banheiros acessíveis nos parques da Capital de SP. Falar até papagaio fala, não tenho visto ações do Poder Público que possamos dizer que acessibilidade é prioridade.”
O email abaixo, foi enviado por Valdir Timóteo à Prefeitura Municipal de São Paulo.
ENC: Sanitarios Adaptados
De: Mariangela Mariani (mamariani@PREFEITURA.SP.GOV.BR)
Enviada: quarta-feira, 13 de maio de 2009 16:56:18
Para: valdirtimoteo@hotmail.com
Cc: Mariangela Mariani (mamariani@PREFEITURA.SP.GOV.BR)
Anexos: 1 anexo
Sanitario…xls (18,4 KB),Segue em anexo listagem dos banheiros adaptados. Todos os parques novos possuem sanitários acessíveis.
O Parque do Carmo já iniciou reforma para adaptar banheiro existente, quanto ao banheiro do Parque Trianon o projeto para reforma está em processo de aprovação.
Todos os Parques novos possuem banheiros acessíveis. Parques Sanitários adaptados para deficientes físicos.
Obs:
Aclimação 2
Alfredo Volpi 2
Anhanguera 6
Buenos Aires 1
Burle Marx 1
Carmo 0
Cemucam 1
Chácara das Flores 2 1 não acessível
Chico Mendes 1
Cidade de Toronto 2
Eucaliptos 1
Guarapiranga 1
Ibirapuera 8
Independência 2
Jardim Felicidade 1
Lino e Paulo Raia 1
Lions Club 1
Luis Carlos Prestes 3
Luz 5 1 Unisex
Nabuco 2
Piqueri 3 1 Unisex
Previdência 1
Raposo Tavares 1
Raul Seixas 1
Rodrigo de Gásperi 1
Santa Amélia 2
Santo Dias 3
São Domingos 2
Severo Gomes 2 1 não acessivel fem.
Tenente Siqueira Campos 0
Vila Guilherme 6
Vila dos Remédios 4
Vila Prudente 2
Cordeiro 2
Colinas de São Francisco 1 Unisex
Jacintho Alberto 2
Segundo Valdir: “É vergonhoso o número de sanitários acessíveis e adaptados nos parques da Capital Paulista. Esperamos que depois desse levantamento a Prefeitura de São Paulo construa mais sanitários e trocador para as mães trocarem seus filhos e que todos sejam acessíveis e adaptados com uma distância pequena entre um e outro, a fim de dar melhor condições de uso as pessoas com deficiência e mobilidade reduzida nos Parques da Cidade de São Paulo.”
É insignificante esse número existente devido aos milhões de metros quadrados de cada Parque.”
Vamos ajudar na divulgação dessa matéria.
Um e-mail de 2009. Entramos em 2011 e muita coisa não mudou em absolutamente nada. Quando isso vai mudar? Queremos apenas nossos direitos e os politicos não respeitam isso.
Carlos,é isso mesmo… Essa matéria precisa ser divulgada.
Muito bem observado, realmmente o email é de 2009, Fábio.
Ainda ha muito o que se fazer..
Dia desses tive que ajudar uma cadeirante a subir em uma calçada, não havia rampas.
É triste isso…Muito triste.
Bjos achocolatados
Pessoal,
Cada um precisa fazer sua parte. Não podemos assistir tudo de camarote, precisamos nos envolver cada vez mais com a causa. O que o Valdir relatou tem a ver com cada um de nós. Quando for preciso denunciar, denuncie! Tudo depende de nós, somos agentes de mudanças.
Quem da capital paulista, pode ajudar o Valdir a checar a lista para verificar se realmente estes parques são acessíveis, conforme confirmado pela Mariangela Mariani, da prefeitura de SP?
(O Parque do Carmo já iniciou reforma para adaptar banheiro existente)
De: Mariangela Mariani (mamariani@PREFEITURA.SP.GOV.BR)
Enviada: quarta-feira, 13 de maio de 2009 16:56:18
Prezados amigos e amigas fico feliz em ver as observações feitas em relação a data da resposta da Secretaria do Verde e Meio Ambiente (SVMA) responsável pelos parques e áreas verdes da cidade de São Paulo.
Gostaria que todos vissem a data em que foi veiculada a Matéria da REDE GAZETA com a respeitável jornalista Maria Lydia a qual tenho muita admiração e respeito, mas essa matéria demonstra que estamos recebendo informações de órgãos públicos que não são verdadeiras e isso é muito grave Observem (O Parque do Carmo já iniciou reforma para adaptar banheiro existente) e vejam no vídeo que o responsável pala Comissão de acessibilidade Permanente diz que não passou nenhum projeto para promover a acessibilidade no Parque do Carmo, temos também como testemunha a jornalista Elaine Paiva que fez uma matéria no respeitável JORNAL FATO PAULISTA onde a mesma ouviu do administrador do Parque a época que essa obra de adaptação seria realizada.
Vídeo de 13/12/2010 Acessibilidade nos parques
http://www.youtube.com/watch?v=q6Y8Lw4OsiA&feature=player_embedded#!
O e-mail é de 13 de maio de 2009, mas nossas cobranças são de 2008, a credibilidade de um governo nós vemos por suas ações, então deixo essas informações para o julgamento de cada um dos amigos e amigas.
Agradeço a todos por ajudarem a colocarmos a verdade em conhecimento publico e afirmo e reafirmo que acessibilidade ainda não esta entre as prioridades do poder publico, nem a nível municipal estadual ou federal, situação a qual todos nós juntos temos que muda-la.
Notei que fui citado em outros posts, mas não entrarei em polemicas que não trazem benefícios algum ao nosso seguimento e a nossa sociedade, penso que cada um é livre para se manifestar a favor ou contra qualquer coisa, DESDE-QUE não fira ou desrespeite os direitos dos outros.
É como a Vera falou cada um precisa fazer sua parte se Maria Lydia corrigir a noticia veiculada já seria de grande ajuda.
Vejam algumas reportagens do Jornal FATO PAULISTA
http://www.fatopaulista.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=1778&Itemid=34
Vera Obrigada e mais uma vez parabéns pelo seu maravilhoso, respeitável e necessário trabalho que você realiza.
Obrigada a todos
Valdir Timóteo
Por nada, Valdir. Parabéns a você por essa garra e luta incansável!
Seu trabalho é extremamente necessário.
Abraços!
Vou postar esse vídeo para que a sociedade saiba da realidade.
http://www.youtube.com/watch?v=0SJGvqtmoBw
Os discursos dos governantes são lindos mais a realidade é essa que esta no vídeo.
José Serra e Kassab em 8 anos de desgoverno não adaptaram nenhum banheiro no Parque do Carmo e não instalaram nenhum brinquedo acessível e adaptado para as nossas crianças com deficiência, o parque do Carmo esta abandonado a anos pelo poder publico.
Vídeo gravado por Valdir Timóteo dia 29 de Agosto de 2012
Serra e Kassab Não respeitam os direitos das pessoas com deficiência só fazem belos discursos e promessas em cima de promessas que nunca são cumpridas.
Chega de tanto descaso com as pessoas com deficiência Serra e Kassab são marqueteiros e não merecem mais a nossa confiança para governar absolutamente nada.
O Parque do Carmo fica no bairro de Itaquera, na Zona Leste de São Paulo, a 17km do centro da cidade.
obrigado por tudo amiga Vera Garcia
Valdir Timóteo
Movimento Inclusão Já