"Movimento Inclusão Já" e a acessibilidade no Parque Ibirapuera
Caro leitor,
A matéria abaixo foi extraída do Jornal Fato Paulista, edição nº 97. Nesta matéria você entenderá como iniciou o processo de adaptação no Parque Ibirapuera. O presidente do Movimento Inclusão Já, Valdir Timóteo, juntamente com os membros do movimento, iniciaram o processo de reivindicação pela acessibilidade no parque em dezembro de 2008. Veja abaixo, como tudo aconteceu:
O diretor do DEPAVE 5 (Departamento de Parques e Áreas Verdes) de São Paulo, Heraldo Guiaro, recebeu, no dia 8 de fevereiro (2009), integrantes do movimento Inclusão Já em uma reunião para discutir a falta de acessibilidade nos parques de São Paulo.
De acordo com Valdir Timóteo ( foto acima), coordenador geral do movimento Inclusão Já, a reunião se deu pelo seguinte motivo: Em dezembro de 2008, um grupo de cadeirantes, do qual ele fazia parte, esteve em um passeio no Parque do Ibirapuera. Nesse dia, as vans do Atende (programa da Prefeitura que disponibiliza transportes aos portadores de deficiência) foram proibidas de entrar no parque e os cadeirantes tiveram que desembarcar do lado de fora.
Após uma reclamação e em uma segunda visita, essa no dia 25 de janeiro – aniversário de São Paulo – o grupo voltou a se reunir no Parque do Ibirapuera. Dessa vez, conseguiram desembarcar dentro do parque, porém o problema foi quando um deles precisou ir ao banheiro. Depois de uma longa procura, isso por conta da falta de placas de sinalização, o grupo encontrou um banheiro fechado com cadeado. Valdir avisou os seguranças, que abriram o banheiro, o qual ainda precisava ser limpo para depois ser utilizado. Diante da situação, Valdir entrou em contato com a Secretaria do Verde e Meio Ambiente – SVMA. A administração alegou que o banheiro estava fechado para reformas e depois de um pedido de desculpas, Valdir foi convidado por Eduardo Jorge Martins Alves Sobrinho, secretário municipal do Verde e do Meio Ambiente, para apontar as irregularidades encontradas por ele no parque, em termos de acessibilidade. “É muito fácil ser deficiente físico, isso qualquer um pode vir a ser um dia, o difícil é ter os direitos respeitados”, reclamou Valdir.
Na manhã do domingo, dia 8, os integrantes do movimento chegaram por volta das 10 horas para um “passeio pelo parque” com Heraldo Guiaro ( foto abaixo). Logo no início, Valdir ofereceu ao diretor do DEPAVE uma cadeira de rodas para que ele não só testemunhasse, mas também “sentisse na pele” as dificuldades pelas quais passam as pessoas com deficiência em um local com pouca acessibilidade.
Durante o trajeto, que teve inicio na marquise, próxima ao o Museu Afrobrasil, foram registrados alguns problemas, tais como: calçadas irregulares e esburacadas, rampas também irregulares, falta de placas indicativas, falta de acesso para pessoas com deficiência ao playground e grelhas inadequadas nos bueiros. Valdir reclamou também da distância entres os banheiros, das portas que são pequenas para a passagem das cadeiras de rodas e sugeriu ainda que ao lado dos banheiros fossem construídos trocadouros para as crianças e também para as pessoas com deficiência. Além disso, o coordenador do Movimento Inclusão Já entregou a Heraldo um documento contendo sugestões para melhorar a acessibilidade, entre elas o treinamento de funcionários para lidar com os diferentes tipos de deficiência e projetos de brinquedos adaptados para crianças com deficiência. “Quando uma criança com deficiência vai ao parque, ela não tem como brincar e tem que ficar só olhando as outras brincando. Isso faz com que ela se sinta mais excluída”, reclamou Valdir.
O chefe de gabinete da SVMA Hélio Neves (foto), que passeava com o filho pelo parque, veio se juntar à “caravana” e também foi convidado a andar de cadeira de rodas, tentou por alguns instantes, mas desistiu e seguiu a pé até o final do trajeto que “por coincidência”, acabou no Jardim das Esculturas, um espaço que destoa de todo o resto do parque por ser considerado o espaço da acessibilidade, com grelhas corretas nos bueiros e rampas padronizadas. “Esse é um exemplo para ser usado no parque inteiro”, observou Valdir.
Sobre ser cadeirante por um dia, Heraldo (foto) disse que foi uma experiência marcante: “São braços que são utilizados como pernas. São situações que passam desapercebidas pelas pessoas que caminham com as pernas, mas temos que entrar em contato com o problema”. Questionado sobre o motivo da falta de acessibilidade nos parques da capital o diretor respondeu: “Quem constrói os parques, as rampas, geralmente faz parte da grande maioria que não sofre com problemas de acessibilidade”.
Segundo Valdir, a proposta para o Parque do Ibirapuera servirá de base para adaptações em outros parques da capital. Heraldo Guiaro diz que pretende manter uma relação estreita com o movimento Inclusão Já para resolver os problemas. É esperar para ver.
Veja:
Parabéns ao amigo Valdir e ao Movimento Inclusão Já por mais essa conquista!
Valdir, sua luta foi fundamental no sentido de transformar um sonho em realidade. Devido a esse espírito de luta e coragem, você proporcionou alegria e diversão a muitas crianças com deficiência.
Mais uma vez, parabéns!
Um grande abraço,
Minha amada amiga Vera lhe agradeço apoio e pelas palavras de incentivo não vou cansar de lhe parabenizar pelo maravilhoso trabalho que você realiza neste blog.
Quero dizer que essa foi uma sementinha que plantamos e esperamos que dela venha a surgir vários bons frutos para a sociedade, mas nossa luta não parou por ai, vejam os links dos vídeos abaixo e mais uma sementinha que plantamos "O MUTIRÃO da INCLUSÃO ATRAVÉS de EMENDAS" vejam o que é esse mutirão.
Ver Aurélio Miguel adere o “MUTIRÃO da INCLUSÃO ATRAVÉS de EMENDAS” para compra de brinquedos
http://www.youtube.com/watch?v=BqmVV-fwspE&feature=youtube_gdata
Valdir Timóteo presidente do "Movimento Inclusão Já" visitou a Câmara Municipal de SP. em 07-12-2010 a fim de recrutar vereadores para o "MUTIRÃO da INCLUSÃO ATRAVÉS de EMENDAS" O Ver. Aurélio Miguel muito sensível a cauda adere o "MUTIRÃO da INCLUSÃO ATRAVÉS de EMENDAS" para compra de brinquedos adaptados para o uso de crianças com deficiência, construção e reformas de banheiros e trocadores acessíveis e adaptados para o uso de pessoas com deficiência e acessibilidade em geral
http://www.youtube.com/watch?v=_ItyYtpOAac&feature=related
Valdir Timóteo presidente do Movimento Inclusão Já expõe os problemas da falta de acessibilidade ao vereador Adolfo Quintas no CDC Flor da Mocidade do Burgo Paulista Ermelino Matarazo e em outros equipamentos públicos como o Parque do Carmo em Itaquera que não tem nenhum banheiro adaptado e acessível, também não tem brinquedos adaptados para uso de crianças com deficiência o vereador Adolfo Quintas muito gentilmente se comprometeu a estar lutando pela causa e promete buscar recursos para promover a acessibilidade vídeo gravado em 19-11-2010
MUTIRÃO da INCLUSÃO ATRAVÉS de EMENDAS
Neste Domingo 05 de Dezembro de 2010 Valdir Timóteo presidente do "Movimento Inclusão Já" encaminhou a Câmara Municipal de São Paulo sugestão para ser feito o "MUTIRÃO da INCLUSÃO ATRAVÉS de EMENDAS" contando com a compreensão e colaboração de todos os vereadores (as).
O MUTIRÃO da INCLUSÃO ATRAVÉS de EMENDAS é uma forma de acelerarmos o processo de construção da acessibilidade nos equipamentos públicos da Cidade de São Paulo assim deixando menos dificultoso a vida das pessoas com Deficiência e Mobilidade Reduzida.
Caso os vereadores concordem em destinar uma pequena parte da verba de quase 3 milhões que cada um deles tem direito, estaremos avançando muito nas questões de acessibilidade e inclusão das pessoas com deficiência.
(EMENDAS são recursos ou verbas que os vereadores, deputados e senadores tem direito a um certo valor e podem destinar esses recursos no que julguem ser prioridades de interesse publico, se conseguirmos implantar o "MUTIRÃO da INCLUSÃO ATRAVÉS de EMENDAS" estaremos avançando muito na questão da inclusão.
Para iniciarmos o "MUTIRÃO da INCLUSÃO ATRAVÉS de EMENDAS" devemos ver os equipamentos públicos que necessitam das adaptações solicitar as secretarias responsáveis o levantamento dos custos do que deve ser feito e encaminhar aos vereadores, deputados ou senadores que queiram participar do "MUTIRÃO da INCLUSÃO ATRAVÉS de EMENDAS"
Tenho certeza de que varias casas legislativas vão adotar essa sugestão, nos ajudem a emplacar o "MUTIRÃO da INCLUSÃO ATRAVÉS de EMENDAS" dando sugestões e divulgando a idéia.
"Movimento Inclusão Já" a cidadania em ação por um mundo melhor e justo para todos.
Valdir Timóteo Leite
Presidente
Movimento Inclusão Já
Parabéns aos dois!
bjosssssssss
Fantastico! O Conselho do Parque Ibirapuera apoia a ideia e gostaria da participacao da populacao para buscar solucoes inovadoras (como tradicionais) para tornar o parque acessivel a todos. No site oficial do para isso. Intereja com o Parque no http://www.parqueibirapuera.org/conselho_gestor.html
Parabéns Valdir pelo seu trabalho.
Obrigada, Valdir.
Sensacional o "Mutirão da Inclusão através de Emendas"! Amanhã divulgarei no blog essa nova iniciativa do "Movimento Inclusão Já".
Conte comigo no que for preciso.
Abraços!
Olha que ótimo, Valdir. O Conselho do Parque Ibirapuera, representado pelo Sr. Henrique Barcelos, apoia sua ideia.
Sr. Henrique, divulgarei no blog, o site oficial de interação da população com o Parque Ibirapuera.