No Rio de Janeiro, crianças autistas se desenvolvem através do esporte
Repórter do “Esporte Espetacular” revela como jovens autistas podem passar a interagir com o mundo exterior após terem contato com a ginástica olímpica
O autismo é classificado como um transtorno definido por alterações antes dos três anos de idade e que se caracteriza por alterações na comunicação, interação social e uso da imaginação. Crianças com autismo vivem em um mundo só delas, não interagem com o que há em volta. Para elas, o mundo interior é muito maior do que o exterior. Mas o trabalho de um ex-atleta de ginástica olímpica, o professor Rodrigo Brivia, está surpreendendo médicos especialistas no assunto e, principalmente, os pais dessas crianças.
Rodrigo usa todos os aparelhos da ginástica olímpica como parte do tratamento. Simula competição, vibração, faz os movimentos como se estivesse se apresentando com a criança do lado e, de repente, o que ele faz começa a ser imitado. As crianças pulam de alegria, brincam, e algumas começam a dizer as primeiras palavras.
O esporte como instrumento e ferramenta de interação tem sido a chave que está abrindo as portas para crianças autistas.Tudo que elas precisam é a combinação de atenção e amor. O repórter Régis Rösing foi conhecer de perto essa iniciativa, que acontece em uma academia de ginástica, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro.
Assista o vídeo abaixo:
Fonte: Globo Esporte (12/11/10)
Veja também nesse blog:
Esperança contra o autismo
Cães ajudam a diminuir estresse em crianças autistas
A dentista que desafia o autismo
Autismo: intervenções psicoeducacionais – Parte 1
Adorei o seu blog, parabéns!
Estou começando o meu agoora, se puder me seguir para trocarmos idéias…
beijos e boa semana
Lendo seu blog, resolvi te escrever para pedir ajuda na divulgação de um projeto sobre crianças com necessidades especiais.
O projeto trazido ao Brasil por um fotógrafo chama-se Special Kids e tem como objetivo fazer a inclusão de crianças autistas, down, cadeirantes, etc através da fotografia. O projeto capacita fotógrafos de todo o brasil para atividades com as famílias de crianças especiais.
Para maiores detalhes acesse http://www.specialkidsphotography.com.br
Se puder divulgar no seu blog, agradeço.
Ah! te adicionei no FB para acompanhar seus posts
abs
Claudio
Oi Claudio!
Conheço o trabalho do Rubens Vieira e acho simplesmente fantástico! Costumo colocar alguns releases do Special Kids no blog. Adoro esse pessoal!
Obrigada por me adicionar!
Um grande abraço,
Olá!!!!!!!! Gostaria que pudesse me fornecer o endereço da academia do Professor Rodrigo Brívio, que realiza exercícios em uma academia de ginástica na Barra da Tijuca, no Rio de janeiro. Se conseguisse, seria muito importante para mim e para meu filho que é autista.Moramos so nós dois e somos muito solitários. por isso meu filho precisa fazer uma atividade física que não seja do tipo solitária (natação, por exemplo), para que as pessoas envolvidas o façam voltar a ter a alegria de viver. Fazendo isso a ele, será para mim uma grande felicidade, que há muito tempo foi perdida em função dele. Muito obrigada!
Rejane
Olá Rejane!
Fiz uma pesquisa pela internet e descobri que o nome da academia é Body Tech. Acesse o site http://www.abodytech.com.br
O endereço é: Rua Guilhermina Guinle, 272, 2º andar, Botafogo- RJ.
Abraço,
Gostaria de saber como eu entro em contato com o professor Rodrigo Brivia pois eu trabalho com ginástica artística na região dos lagos e queria saber como posso trabalhar com criança autista com hiperatividade.
Bem segue meu e-mail cela.ed.fisica@hotmail.com
Marcela,
Responderei a você o mesmo que respondi a Rejane (comentário acima):
Através de uma pesquisa pela internet, descobri que o nome da academia onde o prof. Rodrigo Brivia trabalha é Body Tech. Acesse o site http://www.abodytech.com.br
O endereço é: Rua Guilhermina Guinle, 272, 2º andar, Botafogo- RJ.