Nova cadeira de rodas mantém usuário em pé e se move por sensores de movimento
A matéria abaixo foi extraída do Site Amputados Vencedores, de Flávio Peralta.
A empresa Exmovere Holdings desenvolveu um novo tipo de veículo para deficientes físicos em que, ao contrário das cadeiras de rodas convencionais, o usuário é mantido em pé para encarar olho no olho as outras pessoas. Batizado de Chariot, o produto envolve as pernas e quadril da pessoa e se move com sensores de movimentação e inclinação para manter as mãos livres. Além disso, o aparelho é movido a eletricidade e equipado com sistema de monitoração de batimentos cardíacos, temperatura corporal, sistema de aquecimento e resfriamento, GPS e até mesmo um sistema de sonar e radar para os usuários que sejam deficientes visuais. O vídeo abaixo (em inglês) mostra o funcionamento de um protótipo do Chariot. Assista o vídeo…
Empresa de engenharia biomédica, a Exmovere Holdings Inc. desenvolve produtos para saúde, segurança e mobilidade, sempre empregando inovação e tecnologia. Sediada nos Estados Unidos, os funcionários do empreendimento são uma combinação de cientistas e designers de áreas diversas cujas pesquisas envolvem, na maioria dos casos, a criação de produtos com sensores biológicos para atender necessidades dos consumidores.
Assista o vídeo abaixo:
Acesse aqui e veja outras matérias sobre tecnologia e a pessoa com deficiência.
Ok… Muito legal este protótipo, só que não vimos a entrada no prédio. Alias que lugar legal nê? Não tem nenhum degrau. Mas é este o caminho, a interação de diversos trabalhos com o proposito de termos uma sociedade mais acessível, e uma vida mais digna aos portadores de deficiência física.
É verdade, André. O caminho foi aberto… Muita coisa ainda precisa ser feita, mas já podemos ver uma movimentação nesse sentido.
Muito legal estou adorando ver toda essa tecnologia a nosso favor.