O que é poliomielite?
Caro leitor,
Veja hoje na primeira parte desse interessante artigo, o significado de poliomielite.
A Poliomielite, geralmente chamada de pólio, é uma infecção altamente contagiosa causada pelo póliovirus. Em uma porcentagem pequena de pessoas infectadas, o vírus ataca as células nervosas no cérebro e na espinha dorsal, particularmente as células nervosas da espinha dorsal que controlam os músculos envolvidos nos movimentos voluntários como caminhar. A destruição destes neurônios causa paralisia permanente em um em cada 200 casos. (Presidente dos EUA Franklin Delano Roosevelt contraiu a doença em 1921 e precisou utilizar a cadeira de rodas).
A infecção é transmitida por contato direto com partículas do vírus que são eliminadas pela garganta ou pelas fezes. A doença foi erradicada virtualmente no hemisfério ocidental depois da introdução da vacina com vírus inativo em 1955 e a vacina, por via oral, com vírus atenuado em 1961. Acredita-se que a pólio será erradicada mundialmente em breve. Campanhas de vacinação tiveram sucesso em reduzir o número de países onde a pólio é endêmica (onde acontece localmente). Em 1988, mais de 120 países tinham o póliovirus de forma endêmica. Em 1998, 50 países tinham a pólio endêmica, e em 2002, só seis países tiveram ainda infecção circulante localmente. Hoje, 90 por cento da pólio endêmica está inserida dentro da Índia, Nigéria e Paquistão. Porém, em países em desenvolvimento, alguns indivíduos permanecem ainda sem vacinação, e os serviços de saúde pública ineficientes e a higiene precária promovem a expansão do vírus. Pessoas que viajam a estas áreas do mundo têm que ter a imunização em dia.
Hoje a pólio só acontece em países desenvolvidos como uma complicação rara da imunização com a vacina de pólio com vírus vivo atenuado. A poliomielite paralítica causada pela vacina ficou mais rara recentemente porque países que erradicaram a pólio estão trocando a vacina da pólio atenuada para a forma inativa, que nunca causa a doença.
O médico e professor da USP, Dr. Acary Bulle de Oliveira, explica no vídeo a seguir que a poliomielite apesar de estar erradicada no Brasil, ainda deixa suas marcas nos brasileiros.
Veja na segunda parte desse artigo a prevenção e o tratamento da Poliomielite.
Fonte: http://www.policlin.com.br/
Veja:
muito bom esse documento.. valeew!
Que bom que gostou!
aprendi muita cousa com isso ai
Fico feliz em saber disso, Luan.
Abraços
Gostei do texto, mas queria algo mais completo sobre o assunto.
Acabei de ter um pedido de aposentadoria como deficiente negada com a conclusão de que não foi comprovada nenhuma deficiência. Há 41 anos sou portador de pólio, tendo a perna direita toda deformada pela doença, e mesmo com vários atestados e a nítida deficiência física, o INSS recusou. Pior que ter a aposentadoria recusada, foi não ser classificado como deficiente. Situação que sempre me causou várias dificuldades durante a vida, no momento que poderia me ser útil me é negado o direito.