O valor da publicidade nos Jogos Paralímpicos
Caro leitor,
A matéria abaixo foi extraída do site português “Media e Deficiência“.
Sinal das mentalidades em mudança, as grandes marcas internacionais estão a descobrir o valor do mercado paralímpico e o interesse não é exclusivamente filantrópico.
Os Jogos Paralímpicos de Londres 2012 têm batido vários recordes e a associação de marcas comerciais de enorme importância e não específicas da área da deficiência é mais um desses recordes. Ao todo são 22 parceiros comerciais presentes nos Jogos Paralímpicos de Londres cujo envolvimento não se faz apenas pela colocação de publicidade nos eventos desportivos.
A ATOS, uma das mais antigas parceiras do Comité Paralímpico Internacional desenvolveu tecnologias inovadoras para a transmissão das competições. A Samsung associou-se aos Jogos ajudando alguns atletas a criarem os seus vlogs, que podem ser vistos na pagina Samsung Paralympics Bloggers.
A cadeia de supermercados britânica Sainsbury’s tornou-se patrocinadora oficial dos Jogos Paralímpicos, investindo no apadrinhamento dos jogos por David Beckham e na associação da home page do site à imagem dos Paralímpicos, apresentando ainda um jogo interativo de Blind Football.
Outras marcas deslocaram fundos para a realização de campanhas de televisão em que a mensagem emocional de proximidade entre todos – marcas, atletas e comunidade – está presente. Coca-Cola, McDonald’s, Visa, Panasonic, Acer, Samsung ou Procter&Gamble são algumas das marcas que desenvolveram campanhas específicas para os Jogos Olímpicos e que agora repetem o apoio aos Paralímpicos.
Este interesse de associação das grandes marcas aos Paralímpicos não se resume ao interesse solidário, há um claro interesse financeiro a motivar estes investimentos. O retorno espera-se grande já que as estimativas de assistência televisiva são elevadas. Os Jogos Paralímpicos de Pequim 2008 acumularam uma audiência mundial de 3.500 milhões de telespectadores, números que serão ultrapassados já que países como os Estados Unidos da América, Canadá, a Venezuela, o Brasil, a Nova Zelândia, Malásia, Singapura, Irlanda, Irão, Mongólia e Paquistão aumentaram em muitas horas os contratos de transmissão.
As aplicações desenvolvidas para internet e smartphones com live streaming de alta qualidade e utilizando intensamente as redes sociais vêm exponenciar ainda mais a exposição das marcas investidoras. Segundo a Omnicom Media Group, a McDonald’s foi a marca que mais buzz gerou, de todas as envolvidas com os Olímpicos. Com o anúncio para televisão e web realizado agora para os Paralímpicos, a cadeia de restaurantes fast-food pretende repetir ou aumentar a graça de ser a marca mais falada nas redes sociais a propósito do evento desportivo. Os números reais do retorno deste investimento serão conhecidos semanas depois da cerimónia de encerramento dos jogos.
As 22 marcas associadas aos Paralímpicos de Londres são: Acer, Adidas, Atos, British Airways, BP, BMW, BT, Coca-Cola, Dow, EDF, GE, Loyds TSB, McDonald’s, Omega, Panasonic, P&G, Sainsbury’s, Samsung e VISA.
Assista o vídeo do McDonald’s sobre a campanha dos Jogos Paralímpicos:
Enquanto isso no Brasil… “Mídia Televisiva e o preconceito em relação aos Jogos Paralímpicos“.