ONU cria novo símbolo para acessibilidade
Por Luiz Alexandre Souza Ventura
Batizada de “A Acessibilidade” (The Accessibility), logomarca foi desenvolvida para aumentar a consciência sobre o universo da pessoa com deficiência.
Uma figura simétrica conectada por quatro pontos a um círculo, representando a harmonia entre o ser humano e a sociedade, e com os braços abertos, simbolizando a inclusão de pessoas com todas as habilidades, em todos os lugares.
Batizada de “A Acessibilidade” (The Accessibility), a logomarca foi criada pelo Departamento de Informações Públicas da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, para aumentar a consciência sobre o universo da pessoa com deficiência. A ideia é usar o símbolo em produtos e locais acessíveis.
Segundo a ONU, o logotipo foi selecionado pelo Focus Groups on Accessibility, em conjunto com a Inter-Departmental Task Force on Accessibility at the United Nations Secretariat. Simboliza a esperança e a igualdade de acesso para todos.
“O símbolo é neutro e imparcial. Sua utilização não implica em um endosso da Organização das Nações Unidas ou do Secretariado das Nações Unidas”, explica a ONU.
Fonte: Blog Vencer Limites
Talvez por ser muito “neutro”, o novo símbolo possa ser considerado um tanto vago. Já o “velho”, apesar de ser até certo ponto específico demais, ainda me parece mais efetivo.
Então, a diferença faz diferença e esta é por premissa fundamental a que nos identifica em primeiro plano. O filosofo Aristóteles afirma que o ser se dá a conhecer, via a sensibilidade que lhe salta aos olhos; destaca a vista que de melhor lhe proporciona o ingresso ao conhecimento do objeto contemplado. Assim, fica ao meu ver, um completo esvaziamento da identidade de cada pessoa com deficiência. Por muito se luta pela visibilidade e por assim, se constituir indivíduo respeitado em seus direitos; o vulgo que a muito vem se identificando os muitos símbolos e que fazem jus à identificação pessoal de cada pessoa com deficiência, com certeza se perderá e mais uma vez, vamos melhor o pouco de visibilidade que conquistamos.
Gostaria em receber maiores informações sobre o blog. Acompanhar.
Olá Carlos!
Se cadastre em nosso feed: http://feeds.feedburner.com/DeficienteCiente/
Abraço