Osmar Santos supera adversidades e expõe sua arte
Considerado um dos maiores narradores esportivos do rádio e da TV brasileira, Osmar Santos, 62 anos, esteve expondo suas pinturas, que possuem um estilo abstrato, na Fapija (Feira Agropecuária e Industrial de Jacareí) no mês passado.
Formado em Educação Física, Administração e Direito, Osmar Santos, também conhecido como “O Pai da Matéria”, trabalhou como locutor esportivo nas rádios Jovem Pan, Record e Globo onde continua contratado mas sem narrar mais as partidas devido ao grave acidente de automóvel que sofreu em 22 de dezembro de 1994 e que afetou sua fala, que era seu dom. Hoje como artista plástico, dedica parte de seu tempo em pinturas sobre telas. Trabalhou também nas redes de televisão Rede Globo, Rede Record e Rede Manchete. Narrou a Copa do Mundo de 1986 pela Rede Globo como primeiro locutor, na companhia de Galvão Bueno (2º locutor) e Luís Alfredo (3º locutor). Fez para a Rede Manchete a Copa do Mundo de 1990 com comentários de Zagallo.
Foi um dos melhores narradores de futebol do rádio brasileiro.
Em 1994 sofreu um grave acidente de carro que lhe produziu graves seqüelas devido aos danos cerebrais que sofreu quando viajava de Marília para cidade de Lins, em São Paulo, quando ele foi atingido por um motorista de caminhão bêbado. Após uma grande recuperação, pôde recuperar várias funções, porém sua fala ficou comprometida, sendo capaz de pronunciar menos de cem palavras, impedindo-lhe de continuar trabalhando como narrador. Hoje se dedica à pintura, e seus trabalhos se encontram em importantes coleções. [1]
O Troféu Osmar Santos é concedido a cada ano à equipe que termina o primeiro turno do Campeonato Brasileiro de Futebol no primeiro lugar.
O locutor criou bordões que ecoavam nos estádios, como “Parou por quê, por que parou?”. Ao começar uma partida, sempre dizia “Ripa na chulipa e pimba na gorduchinha” e constantemente evocava o “Aí, garotinho!”.
Confira Osmar Santos narrando um gol de Bebeto contra a Holanda, na Copa de 1994:
Osmar Santos expondo seu trabalho na Fapija.
Fontes: http://www.nossajacarei.com.br/ Wikipédia
QUEM NÃO VIU VERÁ O MAIOR LOCUTOR DO RÁDIO BRASILEIRO.
OSMAR SANTOS O PAI DA MATÉRIA.
Osmar Parabéns pelo seu trabalho, é muito bonito.
Olá Osmar Santos,tudo bem amigo?
Sempre que ouvia os jogos pelo rádio eu adorava os seus comentários, sempre fui e sou seu fã. Hoje eu quase não escuto o rádio, porque falta aos narradores mais ousadia,inteligência e criatividades nos comentários. Hoje eu tento ficar ligado no seu irmão Oscar Ulisses, mas sabe como é né Osmar uma vez ÍDOLO sempre meu ÍDOLO.
Obs. Se não me falha a memória, no ano de 2009 eu e minha filha Camila fomos a um evento no DERDIC SP, na Vila Clementino e você estava lá foi a maior surpresa e foi para mim um dia em que eu nunca vou esquecer… e ainda neste dia estava sendo realizado, se eu não engano um campeonato para as criança surdas e o troféu tinha o nome era OSMAR SANTOS
Frase do Osmar: sente o cheiro do café coringão, sacode a poeira e da a volta por cima, esta frase eu até os dias de hoje não me sai da cabeça.
Bj no seu coração
Marcelo Jorge