Pacientes de ELA e o direito a vida
Estamos nos aproximando do dia 21/06, data em que se comemora o Dia Mundial de Luta contra ELA (Esclerose Lateral Amiotrófica). Pacientes de ELA, familiares e cuidadores, além de entidades representativas e alguns parlamentares em Brasília já estão se mobilizando para que esse dia seja um dia de luta e de revindicações, mas que também seja um dia para que nós pacientes, familiares e cuidadores possamos ter um renovar da esperança e da alegria por dias melhores para todos nós, principalmente no que se refere a oportunidades de acesso a tratamentos experimentais e uso compassivo de novas drogas para o tratamento da ELA, pois temos pressa, e não temos tempo a perder. A luta pela vida é aqui e agora.
No dia 18/04 último a Carta Capital publicou uma interessante matéria sobre a produção e uso de Células-tronco (CT) no Brasil para serem utilizada em alguns tipos de doenças através do SUS. Vejam a matéria no link:
A matéria se reporta ao fato do Brasil ter disponível cerca de R$15 milhões através do Ministério da Saúde para produzir CT em larga escala. A matéria também fala que estão em construção cerca de oito centros de terapia celular em cinco estados brasileiros, alem dos que já se encontram aptos para produzi-las em escala comercial.
Leia esse texto na íntegra acessando o blog “Células-tronco já!!” do amigo Antonio Jorge.
Veja:
A Esclerose Lateral Amiotrófica é uma doença cruel, incapacitante e destrutiva, capaz de causar extrema dor e sofrimento no seio de toda uma família.
Precisamos discutir sobre como minimizar o sofrimento causado por essa doença, ampliando a oferta de novos tratamentos, inclusive estudos experimentais com células-tronco adultas, e acesso mais facil a home care e equipamentos de medicina assistiva, entre outras coisas.