Pedro Tergolina surpreende no papel do deficiente visual Filipe, em Malhação
Pedro Tergolina tem apenas 20 anos, mas já soma uma carreira recheada de boas experiências. Natural de Caxias do Sul, o guri cresceu no Bairro Bom Fim, em Porto Alegre, lugar de grandes artistas, boêmios e criativos da Capital gaúcha. Morando atualmente no Rio de Janeiro, interpreta o deficiente visual Filipe da nova temporada de Malhação – um desafio, segundo o ator. “Não é fácil manter os olhos abertos e desfocados por muito tempo, mas é muito bom para testar meus limites”, conta.
Tergolina iniciou em frente às lentes fotográficas quando tinha apenas seis anos, trabalhando como modelo infantil. Em 1999 fez o primeiro filme publicitário e no ano de 2002 veio a experiência cinematográfica com o curta-metragem “Dona Cristina Perdeu a Memória”, dirigido por Ana Luiza Azevedo e produzido pela Casa de Cinema de Porto Alegre. Sob a mesma direção gravou “Antes Que o Mundo Acabe” (2009), longa-metragem premiado internacionalmente. Na RBS TV participou de “Gol a Gol”, do projeto Histórias Curtas 2008, e de duas temporadas da série “On Line”, em 2010 e 2011.
Ator Pedro Tergolina desperta curiosidade do público mo deficiente visual
Ator de malhação vira amigo de deficiente visual que inspirou personagem
Com um currículo destes o convite para a Rede Globo não surpreende. “Participei dos testes para a Oficina de Atores da emissora. Foram os quatro dias em que menos dormi na minha vida”, lembra. “Fiquei em um albergue em Ipanema e nos últimos dois dias fiquei na casa de Pedro Furtado (ator), mas não passei”, fala. Poucos dias se passaram e o ator recebeu um convite para fazer teste para Malhação. O resultado são centenas de pessoas que o abordam nas ruas questionando se ele realmente é cego. “Fico sem jeito quando me pedem um autógrafo ou foto”, revela.
Reflexos da vida real
Interpretar um adolescente com deficiência visual exige muita concentração. Além dos olhos estáticos, os movimentos devem ser mais delicados e as sensibilidades aguçadas. O personagem Filipe é uma releitura de Fernando Campos, um amigo da roteirista de Malhação Ingrid Zavarezzi, que teve câncer nos olhos. Tergolina passou uma semana em Natal, no Rio Grande do Norte, acompanhando a rotina do menino. “Ele tem uma energia muito boa! Aprendi como ele navega no computador e nas redes sociais com o auxílio de um programa de leitura de tela e textos. Conheci sua família, seus amigos, observei o tempo inteiro e lhe perguntava como ele imaginava um carro, as texturas, as sensações”, emociona-se. Os dois mantêm contato e o ator pretende visitar o novo amigo no Carnaval.
Apesar da saudade de Porto Alegre, Tergolina agradece diariamente a oportunidade na televisão. “Sinto saudade do meu amor, amigos, família, da Av. Independência, mas tem sido ótimo estrear numa das maiores redes televisivas do mundo”, alegra-se. Para 2012 o plano é terminar um roteiro que se passa pelo Sul e colocá-lo no Ministério da Cultura até fevereiro: “Vou tentar inscrevê-lo no MinC ou no projeto Histórias Curtas 2013 da RBS TV”.
Fonte: Rede Globo