Pesquisa com células-tronco pode devolver movimentos a paraplégicos
Há um ano, o Jornal Nacional mostrou o início dos testes com células-tronco para devolver os movimentos a paraplégicos, em Salvador. Uma pesquisa de médicos do Centro de Terapias Celulares do Hospital São Rafael, em parceria com a Fiocruz. Agora, você vai ver os primeiros resultados.
Cada passo é uma conquista, uma façanha para quem não conseguia ficar em pé. Maurício, um major da Polícia Militar de 47 anos, caiu de um telhado e passou os últimos nove anos sem nenhum movimento da cintura para baixo. (Transplantado com células-tronco na Bahia tem avanços significativos)
“Eu dei o passo e me senti estranho, porque foram nove anos sem caminhar e perceber que eu estava conseguindo fazer isso sobre minhas próprias pernas. Então, foi uma sensação muito boa”, conta.
Segundo os médicos, o que tornou possível todo este avanço, toda esta mudança na vida do Maurício, foi um transplante de células-tronco realizado em Salvador. A cirurgia foi há seis meses, resultado de cinco anos de pesquisa.
Os médicos retiraram do osso do quadril do próprio paciente células-tronco mesenquimais, que têm grande capacidade de se transformar em diversos tipos de tecido, e injetaram diretamente no local onde a coluna foi atingida.
Tratamento experimental com células-tronco na Bahia traz boas perspectivas
A técnica pioneira no país foi desenvolvida por cientistas da Fundação Osvaldo Cruz no laboratório do hospital São Rafael, em Salvador, onde está um dos mais avançados centros de terapia celular da América Latina.
Dois meses depois de operado, Maurício já se equilibrava sobre as pernas e até pedalava nas sessões de fisioterapia. Os médicos não sabem ainda se ele e os outros 19 pacientes que serão submetidos ao mesmo tratamento vão voltar a andar normalmente, mas já comemoram os resultados.
“Saber que a gente conseguiu uma resposta dessa com comandos, é muito gratificante, e não somente isso, saber que isso é apenas uma ponta de iceberg, que, com os resultados positivos, nós podemos expandir essa técnica para um número maior de pacientes no futuro, além de continuar pesquisando formas de aprimorá-la”, avalia o neurocirurgião Marcus Vinícius Mendonça.
A família do policial militar nunca perdeu a esperança. “Quando aconteceu essa cirurgia, eu tive certeza de que Deus estava com a gente e que ele ia conseguir andar”, diz Márcia Ribeiro, esposa do paciente.
“Para quem não tinha nenhuma perspectiva, e hoje eu já tenho uma perspectiva de estar no andador, dando os primeiros passos, já é sinal de que alguma coisa está acontecendo, e daqui para frente, acho que só tende a melhorar”, comemora Maurício.
Fonte: http://180graus.com/
O post está excelente, moro aqui em Camaçari BA 42km de Salvador, vi na matéria que há 1500 pessoas inscritas e eu não estou entre elas, mais como o resultado pode sair em 6 meses acho que posso esperar afinal já estou na cadeira há 11 anos…
Não podemos perder a esperança nunca, Wilson!
As pesquisas com células-tronco no Brasil precisam avançar com o início dos tratamentos experimentais em doenças neuromusculares.
O FDA acaba de autorizar a continuidade do estudo de Atlanta em + 6 pacientes que receberão transplante de celulas-tronco na região cervical.
Estamos torcendo para que o Brasil se posicione e os estudos experimentais em ELA tambem comecem por aqui.
OLA SOU PARAPLEGICO GOSTARIA DE FAZER ESSE TESTE..
FUI ATINGIDO POR ARMA DE FOGO T8 E T9 NÃO SINTO NADA DO ABDOME PRA BAIXO..OBRIGADO.
Oi meu nome é Paulo Renan sofri um acidente de moto a seis meses e fraturei a coluna torácica T8 e queria me candidatar para as pesquisas moro em Tucurui, no Pará.
Paulo, entre em contato com o Centro de Biotecnologia e Terapia Celular da Bahia: http://www.cbtc-hsr.org/index.php e também envie um email para Ticiana ticiana@cbtc-hsr.org
Gostaria de saber como fazer inscrição para Tratamento experimental com Células Tronco. Apenas sei, que as pesquisa estão sendo realizadas no Centro de Terapias Celulares do Hospital São Rafael, em parceria com a Fiocruz.
Aguardo noticias
Entre em contato com o Centro de Biotecnologia e Terapia Celular da Bahia: http://www.cbtc-hsr.org/index.php e também envie um email para Ticiana ticiana@cbtc-hsr.org
Eu queria fazer um tratamento com célula-tronco na Bahia.
No dia 2 de abril de 2003 meu irmão estava em uma festa em nossa cidade Feira de Santana, quando chegou um homem com uma arma e por pervesidade fez vários disparos no meio da festa e um dos disparos atingiu o pescoço do meu irmão (chamam este tipo de atitude de bala perdida) só sei que, desde então ele ficou tetraplégico, quem cuida dele é eu e meus irmãos,ele sofre muito por conta disso eu queria muito que ele conseguisse fazer a cirurgia com a célula-tronco assim ele e todos nós renovaríamos nossa esperança,hoje ele está com 27 anos de idade…
Meu filho levou um tiro e fico paraplégico, gostaria saber se ja teve algum resultado de cirurgia com transplante de células para esse tipo, por arma de fogo. obrigada.
Por enquanto não, Fátima.
Sou paraplégico a 5 anos t7 e t8 ,sou casado pai de familia moro em minas gerais, tenho 32 anos e queria fazer teste de células-tronco , obrigado.
meu nome é gismar sou paraplégico a cinco anos lesão arma de fogo t12 eu keria muito ter essa chance de fazer essa cirurgia.eu tenho um irmão tb que por arma de fogo tb fico na cadeira de roda. lesao t 10.nos ajudem..espero k jesus ti ouça..eu gismar tô com 25 anos meu irmão. tiago tá com 23…OBRIGADO NOS AJUDEM..
EU TAMBÉM FIQUEI PARAPLÉGICO EM ACIDENTE DE MOTO A 8 MESES E QUERO ME CANDIDATAR NA PESQUISA DA CÉLULA TRONCO MORO EM PIMENTA BUENO RONDONIA.
Boa Tarde, Valdir.
Não respondi antes sua pergunta porque a resposta já está nos comentários de outros leitores nesse mesmo post. É só você ler atentamente!
Olá, meu nome é Eldinei, sou de Esteio- RS; há um tempo tenho acompanhado as pesquisas de vocês e acredito demais nas possibilidades de cura. Há alguns anos o meu cunhado João Francisco foi vítima de um acidente, causado pela imprudência de outras pessoas, a partir de então ficou paraplégico, embora seja deficiente ele é uma pessoa que tem muita força de vontade, e pode ser um dos voluntários que pode ter um grande avanço nas pesquisas. Peço uma oportunidade para o Francisco, para que ele possa usar a ciência como aliada contra a violência.
Um forte abraço,
Eldinei da Silva Alves .
Olá,minha tia tem um problema nas articulações, artrite, impossibilitando a locomoção efetiva, nos braços, joelho e quadril há 25 anos, e gostaria de saber como fazer o tratamento com células tronco.
Certeza