Pessoas com deficiência mandam recado para Rafinha Bastos em vídeo
Em janeiro de 2012, a Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) iniciou uma ação judicial contra Rafinha Bastos. O motivo: o humorista teria ofendido pessoas com deficiência. Agora, em janeiro de 2014, o apresentador ganhou a causa em primeira instância. Este foi o entendimento do juiz Tom Alexandre Brandão, da 2ª Vara Cível de São Paulo. A decisão, é claro, não agradou a todos e a campanha #falapramimrafinhabastos foi lançada.
O publicitário Alexandre Peralta é um dos criativos por trás da concepção do filme. Em seu Facebook, ele questiona a decisão da justiça. “Já que esse resultado sinaliza que ele pode continuar falando o que quiser, chamando deficientes de retardados, por que ele não fala direto para eles?”, pergunta.
Justiça obriga Rafinha Bastos a recolher DVDs com piadas sobre deficientes
MTV é condenada a pagar R$ 40 mil para pais ofendidos com ‘Casa dos Autistas’
A filha de Justus e a insensibilidade da sociedade
“Esse é um movimento meu, em pessoa física, com outros pais e colegas. A Apae não tem nenhum envolvimento com esse filme”, ressalta ao Adnews.
O filme da campanha, postado hoje (25) no Youtube, mostra exatamente isso: pessoas com deficiência pedindo que Rafinha Bastos os chame de retardados. Ele foi feito com vários pequenos vídeos e a ideia, segundo a descrição, é fazê-lo cada vez maior, à medida que mais gravações forem enviadas.
Segundo o site Consultor Jurídico, a Apae pediu que o humorista deixasse de fazer duas brincadeiras que constam do DVD “A Arte do Insulto”. A primeira, que cita expressamente a Associação, é a seguinte: “Um tempo atrás eu usei um preservativo com efeito retardante … Efeito retardante… Retardou… Retardou… Retardou… Tive que internar meu pinto na Apae… Tá completamente retardado hoje em dia”.
A segunda, que atinge os direitos tutelados pela Constituição, de acordo com a petição da Apae, envolve o posicionamento do humorista em relação à fila preferencial. “As pessoas na cadeira de rodas… Ah, fila preferencial! Haha adivinha amigo, você é o único que tá sentado. Espera quieto! Cala essa boca!”.
Vale lembrar que a Band confirmou a data de estreia do programa “Agora é Tarde”, com Rafinha Bastos como apresentador, para o dia 5 de março, à meia-noite.
O Adnews está em contato com Rafinha para saber a opinião dele sobre o vídeo.
Confira:
Fonte:http://adnews.com.br/
EU TAMBÉM NÃO ACHO CERTO, ELE APELA UM POUCO, MAS É APENAS UMA APRESENTAÇÃO, SE FOSSE ASSIM, MUITOS FILMES NÃO PODERIAM SEREM LANÇADOS, PQ TEM MUITA COISA ERRADA TAMBÉM, VC QUER UMA COISA PIOR DO QUE NOVELA OU O TAL DO BBB…
se o seus pais estão orgulhosos de você esta humilhando as pessoas, me desculpe mas eles são piores que você.!
sabe seu RAFINHA Deus é amor .. mais é justiça tambem!! sabe quem paga pelos nossos erros ? quem agente mais gosta! infelizmente.. vc e esse juiz que se acham imbativeis ninguém pede prá nascer deficiente.. mas…mts ficam deficientes por se acharem perfeitos! ” ESSES SIM , SÃO OS VERDADEIROS DEFICIENTES”
Embora a pauta da “acessibilidade atitudinal” tenha algum sentido, há aspectos muito mais relevantes do que a preocupação com piadas de gosto duvidoso.
‘Piadas de gosto duvidoso’ são porta de entrada do preconceito na sociedade o que dificulta a inclusão e a garantia dos direitos dos portadores de necessidade especial.