Pessoas com deficiência no mercado de trabalho
O vídeo abaixo foi extraído da Rede de TV Bus TV. Uma rede que transmite sua programação para o interior de transportes coletivos urbanos de diversas cidades do Brasil.
O maior obstáculo a ser enfrentado por deficientes não está relacionado à capacidade produtiva dos mesmos: é o preconceito, que vem sendo combatido através de leis que permitem o acesso de deficientes ao mercado de trabalho. Toda empresa, de acordo com o seu número de funcionários, deve reservar uma dada porcentagem de vagas a pessoas com qualquer espécie de deficiência. Roberto Bolonhini Júnior, especialista em Direito Civil, explica um pouco mais sobre a legislação que protege os deficientes, na 13ª edição do Almanaque BusTV.
Veja:
Quanto aos deficientes no mercado de trabalho não é bem assim, meu esposo é cadeirante e tem curso tecnico e ensino superior imcompleto mas esta desempregado,nem as grandes empresas dão oportunidade ja de começo avisam que não contrata cadeirante e sim outro tipo de deficiencia. Ele não é aposentado e temos um bebe,a situação é dificil e nem o prefeito da cidade nos ajudou isso é um descaso. Existe alguma lei que os impede de agir dessa maneira… gostaria que me respondessem OBRIGADO Luh
Olá luciene, meu nome é carol e estou fazendo um trabalho a cerca de deficientes no mercado de trabalho e de antemão posso lhe dizer que de acordo com a lei é considerada pratica discriminatória contratar candidatos com somente um gênero especifico de deficiência ou até mesmo dar oportunidades somente a pessoas que tenham deficiencias consideradas leves, afinal o propósito da lei é que todos os deficientes tenham acesso ao mercado de trabalho, cada um sendo respeitado com sua própria limitação. Então seu esposo pode denunciar junto ao ministério público, e também consultar o site do mec onde tem muitas empresas que contratam cadeirantes e os demais. espero ter ajudado.
fique na paz de DEUS. carol