Pessoas com deficiência pagam até o dobro para obter CNH
Pessoas que possuem alguma deficiência física em Iporá e região passam por dificuldades na hora de tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e em garantir o seu direito constitucional de ir e vir.
Foi o que aconteceu com o Sr. Jair Moreira dos Santos no mês passado que, necessitando tirar a sua CNH teve que se deslocar para Goiânia e ainda, desembolsar a quantia de R$ R$ 2.279,15, ou seja, o dobro que uma pessoa sem deficiência pagaria para obter o mesmo processo.
A CNH e o veículo adaptado às necessidades de portador de deficiência* possui grande importância na vida do mesmo, pois dota o portador de deficiência física de grande autonomia, oportunizando a estes não apenas a capacidade de realizar tarefas rotineiras, mas de também de trabalho e viagens.
A questão é que a lei, aprovada na Câmara dos Deputados e tramitando no Senado obriga a ter veículo adaptado para testes, em função do alto investimento para adquiri-lo que chega até o dobro de um veículo normal, apenas aquelas auto-escolas que possua uma frota superior a 20 veículos.
Burocracia: o grande desafio para comprar um carro com isenções de impostos
Aprenda como obter sua carteira de habilitação especial
CNH especial é 3 vezes mais cara em Ribeirão Preto
Em especial, no caso de Iporá, que possui três auto-escolas, a saber, Auto-escola Jóia, Auto-escola Quatro Rodas e Auto-escola Leal a escola que possui maior frota trata-se da Auto-escola Leal, que possui de acordo com um de seus funcionários 6 veículos, incluindo motos.
Fonte: http://www.oestegoiano.com.br
Referência: Rede Saci
*De acordo com a Convenção da ONU e da Legislação brasileira a terminologia correta é “pessoa com deficiência” (Nota do blog).
Se você já passou por um problema como esse, deixe seu comentário.
Amiga Vera,
Nesse momento estou buscando a isenção do IPVA do meu carro, o meu processo foi indeferido sob alegação da falta de um laudo médico expedido por um médico credenciado ao DETRAN, Só que tem um detalhe quando enviei a documentação eu enviei copias da minha CNH expedida pelo próprio DETRAN enviei a nota fiscal das adaptações do meu carro, enviei dois laudos médicos atestando a minha deficiência, um Laudo da UBS Unidade Básica de Saúde e Um Laudo da AACD onde faço acompanhamento medico,enviei também o Atestado Médico da médica credenciada no DETRAN a mesma que atestou que estou apto a dirigir, enviei toda documentação do carro tudo em dia, enviei CPF, RG. Comprovante de endereço e mesmo com todos esses documentos indeferiram o meu pedido de isenção do IPVA.
Voltei na médica do DETRAN e paguei mais uma taxa obrigatória de 150,00 Reais para que ela transcrevesse o laudo encaminhasse ao DETRAN para eu esperar de 15 a 30 dias que ele retorne para eu pegar esse laudo e depois recorrer do indeferimento ou entrar com um novo pedido.
Depois vou gravar um depoimento em vídeo denunciando essa burocracia e o pior de tudo temos que pagar pela burocracia e ficar provando a vida toda que temos deficiência.
Depois com mais tempo vou voltar nesse assunto isso porque estou me sentindo extorquido pelo governo, os cidadãos (ãs) honestos (as) não podem pagar pelos erros dos desonestos eles alegam que são cuidados para não existir fraudes e é por esse motivo que criam tanta burocracia.
Penso o seguinte quem cometer crimes que respondam por eles, nós os honestos não podemos pagar e ficar presos em burocracias pela desonestidade de alguns.
Bjim
Gostaria de saber se alguém já tirou a carteira de motorista para deficiente físico no rio de janeiro e aonde tenha tirado sua carteira em qual auto escola.