Pessoas com deficiência promovem marcha em Portugal
Caro leitor,
Hoje está acontecendo em Portugal a 1ª Marcha Nacional pela Igualdade na Av. da Liberdade em Lisboa. O amigo Eduardo Jorge, do Blog Tetraplégicos, juntamente com Miguel Loureiro e outros, organizaram a passeata. Veja a reportagem abaixo, extraída do Jornal da Madeira .
“Mostrar às pessoas que os deficientes lutam pelos seus direitos”, este o propósito de uma marcha que um grupo de pessoas com deficiência promove hoje, em Lisboa. “Caminhamos na diferença por direitos iguais” é o mote de partida da iniciativa.
Um grupo de pessoas portadoras de deficiência vai desfilar, hoje, na Avenida da Liberdade, em Lisboa, no âmbito de uma marcha de protesto que pretende alertar o poder político e também a sociedade civil para a igualdade dos seus direitos.
Em declarações prestadas à agência Lusa, Eduardo Jorge, um dos mentores daquela iniciativa, adiantou que o objetivo do desfile é o de “mostrar às pessoas que os deficientes lutam pelos seus direitos”.
“Queremos sensibilizar o poder político e a comunidade para não deixar adormecer esta causa e mostrar que somos parte ativa, não ficamos quietos na inércia e vamos tentar com que as nossas reivindicações sejam ouvidas”, sustentou.
Eduardo Jorge, que é tetraplégico, explicou que a iniciativa surgiu de uma ideia conjunta com dois amigos seus, também eles deficientes e que integram uma comunidade online, que diariamente se confrontam com obstáculos “graves” e que devem ser contornados.
“Há mais de um ano que estávamos a tentar organizar esta marcha porque verificamos que a nível de associativismo não há grandes intervenções para resolver os nossos problemas”, referiu Eduardo Jorge.
Sem ligação a nenhuma força política, religiosa ou associativa, como fez questão de frisar, Eduardo Jorge esclareceu ainda que “o principal objetivo é o de mostrar à sociedade que a deficiência existe, é vivida todos os dias e os direitos devem ser iguais para todos”.
“Resolvemos mobilizar-nos e sair para a rua na tentativa de criar um movimento vivo e unido em prol de uma sociedade mais justa e inclusiva e, por isso, vamos caminhar para que aceitem as nossas diferenças, mas principalmente que nos deixem fazer parte deste mundo e com ele interagir”, concluiu.
“Caminhamos na diferença por direitos iguais” é o mote de partida daqueles que irão marchar hoje, na Avenida da Liberdade, em Lisboa, a partir das 14h00, numa marcha que se diz ser “pela igualdade”.