Programa do Gugu: "Cabine dos Sonhos" ou dos Pesadelos
Caro leitor,
Recebi o e-mail abaixo do amigo João Pereira Lima, mais conhecido como João Motoka, 56 anos, pessoa com paraplegia. João trabalha fabricando triciclos na cidade de Abadiânia, Goiás. Como se trata de um desabafo ou até mesmo uma denúncia, pedi sua autorização para publicar no blog.
Vera,
A Cabine dos Sonhos” do “Programa do Gugu”, esteve nesta sexta, sábado e domingo em Goiânia, Goiás. Fiquei pasmo ao ver quanta maldade com o ser humano. Na quinta-feira (21/07) já tinha gente dormindo na fila, a falta de respeito com as pessoas com deficiência foi um absurdo, a Constituição Federal para eles não vale nada. Olha, na fila tinha mais de mil pessoas, era distribuída 70 senhas das 11 da manhã ao meio dia. A gravação começava às 13 horas e o restante da fila ia aumentando cada vez mais, ficava esperando… Só no outro dia que seria distribuído mais 70 senhas. Fiquei chocado com a quantidade de gente que estava na fila esperando, esperando o quê? Acho muita maldade usar as pessoas desprovidas de informações. “Só vendo pra crer”… Idosos, crianças, pessoas com deficiência sendo usados só para dar Ibope. Quando procurei alguém da produção sabe qual foi a resposta “não falo com ninguém”. Perguntei a pessoa que estava distribuindo as senhas, se as pessoas com deficiência tinha algum tratamento diferenciado, ela me respondeu “seca” a preferência é de quem dorme na fila.
Será que o Gugu sabe disso? Será que precisa usar o sofrimento de cinco ou seis mil pessoas para beneficiar “uma só”? Vera qual sua opinião?
Segundo João, ele ligou duas vezes para a emissora local para perguntar de que forma as pessoas com deficiência seriam tratadas nesse evento, e recebeu a resposta de que essas pessoas teriam um tratamento que atendesse suas necessidades. Entretanto não foi isso que o João presenciou. Quando questionou a um dos organizadores, recebeu a resposta “não falo com ninguém” e “tem prioridade quem dorme na fila”. Pergunto: por acaso o João é invisível só porque ele é um homem simples e tem deficiência? Essa fala da organizadora nos mostra o quanto ainda somos invisíveis aos olhos da sociedade.
Indignado, João imaginou a situação dos cadeirantes dormindo na fila, uma vez que eles não terão acesso aos banheiros químicos, pois esse tipo de banheiro, pelo que me consta, não tem adaptação necessária.
Diante do relato de João, penso que a “Cabine dos Sonhos” pode se transformar na “Cabine dos Pesadelos” para alguns.
Tudo em nome do Ibope! (Vera Garcia)
Oi Vera. Gostaria de acrescentar que no sábado dia 23,cheguei por volta das 9 da manhã, na praça cívica em Goiânia onde estava acontecendo o evento, o repórter por nome de Jales, da emissora local, chegou por volta de 11 horas, começou fazer filmagem das pessoas ali presente, quando chegou uma mulher com 120 metros de carta eu pude perceber só tinha escrito “SOS Gugu””Urgente” estava pedindo um curso de nutricionista, ela foi filmada. No outro dia, no domingo, ela apareceu ao vivo no programa do Gugu com outra roupa inclusive foi chamada para participar neste domingo agora, já com 150 metros de carta. Vocês vão assistir neste domingo. Conclusão:até as regras deles foram quebradas! Ela não estava na fila porque chegou quase junto com o repórter. Só ibope e nada mais. Abçs João Motoka.
Isso tudo é uma vergonha, João!
Quero agradecê-lo por ter permitido a divulgação do seu protesto.
Abraços,
Cabine dos pesadelos isso sim. Sem contar a falta de humanidade.
O “Sonho” são deles (o apresentador, os que neles anunciam, nos patrões deles, etc.). Para a maioria destes programas, quanto mais “miséria” melhor para eles. Dá mais ibope, mais patrocinadores, portanto, mais lucros. Não nos respeitam e nem aos mais necessitados. Não têm consciência que, no fundo, nem à eles.
Olá Vera, achei seu blog por acaso e me encantei com seu trabalho. Eu ultimamente ando muito envolvida com a questão da acessibilidade, sou assessora parlamentar aqui na minha cidade e eu e minha equipe começamos a desenvolver um trabalho de conscientização inédito na cidade, digo inédito por que por aqui não se havia discussões a respeito das pessoas com deficiência e nós promovendo a primeira Audiência Pública sobre Acessibilidade aqui no município de Alagoinhas/Ba. As pessoas estavam ávidas por um momento deste, de falar seus problemas, suas angústias e a partir deste marco fizemos alguns projetos de lei que se sancionado pelo executivo irá melhorar um a vida das pessoas que precisam de acessibilidade, e também, a partir desta audiência surgiu a ideia por parte do Ministério Publico fazer um seminário chamando o poder público e privado para se discutir mais uma vez e entrar em ação de fato. Para nós foi um grande momento porque, apesar de não termos alguma ‘deficiência’ sabemos e convivemos com pessoas que as tem e esta ambém é nossa responsabilidade enquanto agente público.
Já estou te seguindo no facebook e também no blog, se tiver interesse em manter contato até para me ajudar e orientar agradeço.
Ah, também tenho um blog de noticias, querendo visitar esteja às ordens.
Parabéns pelo trabalho,
Abraços!
Obrigada, Marialucia!
Também estou seguindo você no “Blogando Notícias”. Parabéns pelo blog!
Se puder ajudar em algo, fico à disposição. Meu email é deficienteciente@yahoo.com.br
Abraços!
Vera, vamos realizar em conjunto com o Ministério Público um seminário a respeito da acessibilidade, vou te enviar ainda esta semana a minuta do que será, mas independente se puder contribuir com orientações, sugestões fico grata, vou gravar seu email para mantermos contatos, vou te add no facebook e twitter.
Abraços
@marisan22
@blogandonoticia
Sai de casa cedinho com minha filha de 1 ano e 8 meses,pois foi anunciado que a cabine estaria na cidade,esperei até as seis da tarde e ninguém apareceu,achei um desrespeito com a população.
oi gugu sou janice
uma brazileira no uruguay que axisti o programa de voce todos os domingos e me da saudades do brazil so que nao tenho condisens de voltar .
No temos trabajo ni casa no brazil eu tive cancer sou ancologa .
Me eu esposo e uruguay ama o brazil e cocinero internacional espero se corespondida
un abrazo janice.montevideo, uruguay.
Olá Janise!
Sugiro que entre em contato com a produção do programa do Gugu.
Deletei os números de seus telefones, por uma questão de segurança.
Abraço,