Projeto auxilia deficientes visuais em Universidade do Rio de Janeiro
O projeto Colega Legal na Unisuam, Centro Universitário Augusto Motta, é uma iniciativa para criar subsídios para que alunos com deficiência visual possam acompanhar os conteúdos na universidade. Nesse projeto, alunos voluntários gravam livros e apostilas no estúdio de rádio, auxiliam em pesquisas e formatação de textos. Além disso, a universidade oferece um equipamento adaptado para cegos, um computador com leitor de tela, em que o que é escrito é falado aos alunos.
Uma das beneficiadas do Colega Legal é Eliane dos Santos, estudante do 6º período de direito.
Fonte: http://oglobo.globo.com/
Parabéns a Universidade Unisuam pelo projeto Colega Legal! Além de ser um projeto que beneficará alunos com deficiência visual, é um projeto inclusivo, pois cria nos alunos sem deficiência, ações e atitudes de respeito, cooperação, solidariedade e amizade para com as pessoas que, por um motivo qualquer, não se mostraram eficientes para os padrões de normalidade impostos. E também, certamente, será referência para outras universidades (Nota do blog).
Vera, minha amiga!!!!Hoje estou passando apenas para lhe fazer um convite.
Estou falando do http://www.superlinks.blog.br que é um site agregador que vale a pena visitar, pois é mais um espaço no qual você poderá publicar seus links de matérias, pois é um site sério e com critérios bem positivos.
Espero que goste da dica.
Um grande abraço
Oi Malu!!
Com certeza visitarei esse espaço. Valeu a dica!!
Abraços!
Olá..Vera…
Me chamo Rejeanny Martins, sou aluna da Faculdade Matha Falcão. Estou no primeiro periodo de Serviço Social. Em sala de aula temos uma aluna chamada Josiane, e ela perdeu parte de sua visão devido um problema de saúde. Estamos tendo uma dificuldade em que ela possa acompanhar as aulas, os textos passados pelos professores, livros que tem que ler..e tudo isso está sendo muito dificultosa para ela. Ela vem de uma família humilde, e mora em uma comunidade aqui na cidade de Manaus. Eu sou a representante de classe, e com isso estou tentando ajuda-la com seus estudos, como, digitando textos que professores disponibilizam na repografia, estou digitando um livro q estamos lendo na matéria de Ciencia Politica entre outras coisas. Bom o meu interesse é pensar em um projeto para deficientes visuais para faculdades daqui de Manaus. Acredito que isso ainda é um tabu, aqui em Manaus. E estou muito interessada em ajudar essas pessoas. Se você tiver uma “luz” para esse meu raciocínio eu agadeceria muito.
Atenciosamente
Rejeanny Martins.
Olá Rejeanny! Muito bacana sua atitude!
Na universidade onde estuda não há nenhum projeto voltado para a inclusão?