Projeto de design da Brastemp mostra cozinha para cadeirantes e pessoas com limitações motoras
Projetos de cozinhas futuristas temos aos montes. Mas poucos são tão completos quanto o The Liberty Project, um conceito de cozinha para produtos Brastemp que oferece praticidade, acessibilidade, sustentabilidade e muita tecnologia.
O projeto é uma criação do designer Helder Filipov e da equipe de designer avançado da Whirlpool Latin America em parceria com a FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos), uma empresa pública brasileira de fomento à ciência, tecnologia e inovação. O design foi criado com base nos princípios do Desenho Universal, que tem como objetivo permitir que usuários de diferentes perfis utilizem a cozinha com as mesmas funcionalidades e facilidades de acesso.
A cozinha é dividida em quatro módulos: armazenamento, preparo, limpeza e ventilação. Para isso, os designers alinharam geladeira, forno microondas (que também funciona como forno elétrico), área de preparação dos alimentos com dock para tablet no estilo iPad, lava-louças e lava-roupas, sistema de reciclagem de água e exaustor com ar-condicionado integrado.
Cozinhas adaptadas
Desenho universal: casa para a vida inteira
O grande diferencial do The Liberty Project é que ele permite que a altura da plataforma de preparo dos alimentos seja ajustada para pessoas com limitações motoras, como os cadeirantes. Por ser modular, você pode distribuir as repartições conforme a necessidade. Além disso, a cozinha consegue ser compacta o suficiente para ser instalada em casas pequenas ou apartamentos.
E, para que a proposta seja completa, os eletrodomésticos possuem recursos modernos e futuristas, como acionamento de dispositivos através de sensores de proximidade, recursos híbridos no exaustor, que absorve o vapor dos alimentos e libera ar-refrigerado para refrescar o ambiente.
Abaixo, confira o vídeo demonstrativo do The Liberty Project.
Fonte: http://www.techtudo.com.br/
Simplesmente fantástico! É por isso que amo esse blog! Só novidades!
Obrigada, Lu!! Beijos!
Que Maravilha parabéns a Brastemp.
Vera se vc é minha amiga retire essa publicação do blog, Ai Ai Ai ai ai, kkkkkkkk se a minha esposa descobre que tem uma maravilha dessas estou perdido ela me manda morar na cozinha kkkkkkkk mesmo sem adaptação eu não escapo de lavar a louça kkkkkk essa cozinha adaptada vai ser uma maravilha para as nossas esposas dos cadeirantes kkkkk, pois é sorte de uns e azar de outros kkkkkkkkkkkk
Bom “adorei” essa cozinha kkkkkkkk
Vera parabéns pela matéria rs bjim kkkkkkk
Também achei fantástica essa cozinha, Valdir!
Tá vendo, agora não terá mais desculpas para ir à cozinha rsrs. Sua esposa vai adorar, com certeza rsrs.
Beijos!
Interessante mas ainda é meio hi-tech demais, apesar do tamanho justificar o investimento se for instalar num “apertamento” minúsculo como o meu. Umas cozinhas “universais” que tem um aspecto mais “caseiro” são as usadas nas casas construídas pelo projeto Homes for Our Troops, que coordena a construção de casas adaptadas para militares americanos mutilados na guerra.
Obrigada pela informação, Daniel! Sempre enriquecendo os posts.
Este projeto é simplesmente maravilha…as pessoas falam para não deixar o deficiente trabalhar, mas com uma boa adaptação de ambiente de trabalho é super importante para eles.já virou meu sonho de consumo este projeto.
Acredito que minha esposa vai amar.
Olá!
Conheci esse blog e simplesmente amei. Sou cadeirante e encontrei matérias fantásticas. Parabéns pelo blog!
Obrigada, Eva!!