Reserva de vagas para pessoas com deficiência nas empresas é tema do Repórter Justiça
Veja a primeira parte do programa Repórter Justiça que trata da inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho. A Lei nº 8.213/1991, conhecida como Lei de Cotas, obriga as empresas a reservarem vagas a pessoas com qualquer tipo de deficiência. No entanto, esse direito, por muitas vezes, é ignorado. Você ainda acompanha neste programa o que a legislação prevê sobre esse assunto, e a história de lutas e esperanças do garoto Lucio Piantino, deficiente mental, e de Leila Repolho, que enfrenta uma paralisia física. A falta de oportunidade e o descaso com essa parcela da sociedade também são assuntos abordados no programa veiculado pela TV Justiça.
Fonte: TV Justiça (05/05/2010)
Veja:
É impressionante como os não “normais ainda são relegados a ser escória da Sociedade … Vê-se claramente que os tempos de ditadura deixaram marcas que perduram até hoje … É realmente indignante ver uma lei que atribui derta justiça à uma sociedade ser dirimida de forma a só privilegiar “o poder” empresas que não tem preocupação alguma se o deficiente terá dignidade ou não. É assim que se constrói uma ditadura, pautada no poder da nota, sim no poder do “$”.
As empresas podem ou não aderir ao pacto portanto acaba neste momento a responsabilidade das empresas de empregar e se adequar para receber o deficiente. Há alguma forma de mudar isto …? Difícil, pois se até os advogados que estudam para ser “defesa”, a princípio … estimulam a não contratação dos deficientes … É como o velho ditado diz: só estando na pele é que se pode saber o que se passa com o outro.
Com incrível decepção
agradeço.
Pierre.