Resposta da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República sobre a ausência de legendas ou intérprete de língua no pronunciamento e discurso da presidenta Dilma
NADA JUSTIFICA
Caro (a) leitor (a),
Enviamos um email a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República solicitando esclarecimentos a respeito da ausência de legendas ou intérprete de língua no pronunciamento e discurso da presidente Dilma Rousseff. Vejam a resposta que obtivemos:
SECOM – GABINETE
Para’Deficiente Ciente’
Prezado(a) Senhor(a), Ao agradecer sua mensagem, gostaríamos de pedir desculpas pelo ocorrido. Nosso procedimento padrão prevê a inclusão de legendas nos pronunciamentos presidenciais, e tal norma não foi alterada. Excepcionalmente, o pronunciamento da última sexta-feira não teve legendas pela falta de tempo hábil entre a gravação e a veiculação. O pronunciamento com legendas (opção CC na aba inferior do vídeo) já se encontra disponível no endereço eletrônico: http://www2.planalto.gov.br/multimidia/galeria-de-videos/video-do-pronunciamento-a-nacao-da-presidenta-da-republica-dilma-rousseff-em-cadeia-nacional-de-radio-e-tv
Contamos com sua compreensão e informamos que todos os textos das manifestações públicas da Presidenta (discursos, entrevistas, mensagens, etc) são colocadas à disposição do público, algumas horas depois de realizadas, no portal Planalto (www.planalto.gov.br).
Veja:
O que penso sobre esse tipo de descaso com os PCD’s não pode ser legendado!!!
Recebi a mesma resposta padrão que vocês colocam acima e respondi que falta de tempo não é desculpa pois existe o sistema de legendagem ao vivo em closed caption, com estenotipista digitando as legendas no momento da fala. É pura falta de vontade!