Rio inaugura sua primeira academia ao ar livre adaptada para cadeirantes
A prefeitura do Rio de Janeiro pretende espalhar pela cidade dez academias públicas com equipamentos adaptados para o uso de cadeirantes até o fim do semestre, e a primeira já foi inaugurada, perto do estádio do Maracanã.
São estações de exercício parecidas com as que já existem nas orlas cariocas, mas com adaptações que garantem a usabilidade e a segurança dos cadeirantes. As barras são mais baixas e largas, rampas permitem o acesso das cadeiras e um guarda-corpo ao redor da plataforma garante que as cadeiras não caiam do lugar.
A estação inaugural conta com três aparelhos, que podem ser usados para fazer vários exercícios para os membros superiores. A criação deles foi feita com consultas do surfista adaptado Andrezinho Carioca e do professor de educação física Mauro Bernardo de Oliveira.
A academia é novidade no Rio de Janeiro, mas já existem outros projetos semelhantes pelo Brasil. São Paulo, Penápolis, Santa Cruz do Rio Pardo, Louveira e Coronel Macedo, em São Paulo, Sarandi, no Paraná, Campo Bom, no Rio Grande do Sul, e Florianópolis, em Santa Catarina, contam com espaços parecidos.
Fonte: Hypeness