Santander inaugura em São Paulo primeira estação de ginástica ao ar livre gratuita para pessoas com deficiência
O Santander apresenta aos paulistanos a primeira estação de ginástica ao ar livre inclusiva, preparada para atender pessoas com deficiência. A moderna instalação, com equipamentos desenvolvidos em aço inoxidável, foi inaugurada no último dia 4 de junho, no Centro Esportivo do Tietê, zona norte da cidade. Além desta primeira inauguração, outras 8 estações de ginásticas ao ar livre, destinadas a este público, serão entregues à capital paulista.
As estações de ginástica com adaptação para pessoas com deficiência fazem parte do investimento e incentivo do Santander às atividades físicas e a qualidade de vida. As novas instalações somam-se a mais de 300 estações de ginástica ao ar livre instaladas em 5 capitais do país: Rio de Janeiro (55), São Paulo (155), Goiânia (35), Curitiba (35) e, até o final de julho. 37 estações serão entregues em Brasília.
No Rio e em São Paulo, o Banco apresenta, também, a Rio Academia e a SP Academia, grandes instalações ao ar livre, localizadas respectivamente na Praia de Ipanema e no Parque Villa-lobos. No Rio de Janeiro, o Santander apresenta também, o Santander Training Truck Rio, uma van que possibilita o transporte de equipamentos e acessórios para a prática esportiva em qualquer lugar da cidade. Esta ação pioneira também será levada a outras cidades.
A prática de atividades físicas ao ar livre têm se tornado cada vez mais popular, aliando flexibilidade de horários, contato com a natureza, saúde e boa forma física. Transformados em locais de convivência, as academias e estações de ginásticas patrocinadas pelo Santander proporcionam dinamismo e exercícios com até 10% mais de gasto calórico em relação à prática indoor.
O projeto das estações de ginástica com espaço adaptado para pessoas com deficiência foi desenvolvido pela MUDE, registrado no INPI, com assessoria técnica da Secretaria Municipal de Portadores de Deficiência Física do Rio de Janeiro, então comandada pela técnica da Seleção Brasileira de Ginástica Olímpica, Georgette Vidal. A inauguração da primeira unidade em 2016, no Rio de Janeiro, fez parte da preparação da cidade para os Jogos Olímpicos.
Em São Paulo, participam do projeto, além do Santander, a Secretaria Municipal de Esportes (SEME) e a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPD).
Com uma área total de 27m2 e seguindo a Norma Técnica da ABNT 9050, a estação de ginástica possui rampa de acesso, barras e paralelas em alturas reduzidas, mecanismo para exercícios aeróbicos de membros superiores, áreas de circulação ampliadas, além de fitas e limitadores de segurança extras.
A área de circulação foi desenvolvida para possibilitar o deslocamento da cadeira de rodas e a colocação da fitas elásticas e TRX — um equipamento que permite realizar treinos mais complexos com o auxílio do peso do próprio corpo. No local, um painel de instruções auxiliará na utilização correta dos equipamentos.
As estações de ginástica são de livre acesso a população, seguindo o horário do Centro Esportivo ou Parque onde estarão alocadas. A estrutura da estação comporta até 9 usuários, sendo possível a presença de 3 cadeirantes por vez. Não é necessário nenhum tipo de cadastro ou inscrição para o uso das estações.
Fonte: https://medium.com/