São José registra mais de mil multas por estacionamento em vagas para idosos e deficientes em seis meses
Por lei nacional, 5% de todas as vagas públicas e particulares devem ser exclusivas para idosos e 3% para deficientes
A lei que determina uma cota de vagas de estacionamento para idosos e portadores de necessidades especiais não está sendo respeitada por muita gente em São José dos Campos. Em seis meses de fiscalização, mais de mil motoristas foram multados por parar o veículo nesses locais indevidamente. E mesmo com os agentes nas ruas, muitos continuam desrespeitando a lei.
Além dos idosos, portadores de necessidades especiais como Sérgio Bertolli precisam delas. Até porque, para chegar a uma vaga, o esforço é maior do que se imagina. “Sou deficiente físico e é difícil encontrar vaga, tem que sempre ficar rodando pra achar vaga pra gente”.
Por lei nacional, 5% de todas as vagas públicas e particulares devem ser exclusivas para idosos e 3% para deficientes. E tem gente mais nova que insiste em parar onde não deve.
O diretor de trânsito de São José dos Campos, Paulo Guimarães, espera que a população transforme em hábito o que deveria ser apenas uma questão de respeito. “Sempre no início você tem um pico de infrações e depois diminui. Então, espera-se que diminua o número de infrações”.
Quem parar em vagas especiais, sem ter permissão, e for autuado terá que pagar uma multa de R$ 53,20 recebe e três pontos na carteira de habilitação. A credencial para idoso e portadores pode ser feita na rodoviária velha gratuitamente.
Fonte: http://www.vnews.com.br/
Veja também nesse blog:
Cadeirante leva multa em vaga para pessoa com deficiência
População desrespeita e prefeituras não multam
Vaga preferencial desrespeitada no estacionamento da prefeitura de Santo André
Vagas para pessoas com deficiência desrespeitadas no hipermercado Carrefour
Mais um flagrante – Shopping D. Pedro
Acesse aqui e veja outras matérias sobre vagas de estacionamento para PcD.
No super mercado que frequento, com cerca de 200 vagas no total, tem apenas 3(tres) vagas para deficientes e 0(zero) para idosos. Pior atrás das 3 vagas assinaladas apenas para deficientes, embora haja uma placa proibindo estacionar motos, os mesmo não respeitam, ja me envolvi 2 vezes em problemas com motoqueiros, pois ao dar ré no carro para sair, o espaço fica pequeno e acabei esbarrando nas motos estacionadas irregularmente. O que devo fazer? Entrar com uma ação contra o super mercado ? Ir no ministério público? Um policial pode multar as motos escacionadas irregularmente dentro de umm espaço privativo?
Agradeço a informação Luiz Ribeiro Porto
Santana do Livramento RS
larpviena@hotmail.com
É um absurdo, Luiz! Estou indignada tanto quanto você.
Infelizmente, por enquanto, um segurança ou mesmo um policial não tem poder de multar dentro de estabelecimentos privados.
A deputada Mara Gabrilli apresentou um projeto na câmara que altera o Código de Trânsito Brasileiro agravando a punição ao motorista que para o veículo em vaga reservada a idoso ou deficiente físico. A proposta também acrescenta às competências dos órgãos de trânsito fazer a fiscalização do uso dessas vagas. Veja o link abaixo:
http://www.deficienteciente.com.br/2011/03/vagas-preferenciais-deputada.html
Só espero que essa proposta seja aprovada o quanto antes e que também seja efetivamente implementada. Chega de tanto desrespeito, descaso e abuso!