Série Acessibilidade em Casa: Pessoas com deficiência precisam de oportunidade!
Caro leitor,
A amiga, advogada e pessoa com deficiência visual Deborah Prates, criou um vídeo muito interessante provando que a pessoa com deficiência é capaz de fazer tudo, mas para isso precisa de acessibilidade e de oportunidade. Antes de assistir o vídeo, onde Deborah prepara um bolo, veja sua mensagem.
Repito que, quando era pessoa SEM deficiência, precisava “matar um leão por dia”. Agora, enquanto pessoa COM deficiência, preciso “matar um leão POR HORA”!
Sim. A todo momento temos que provar à sociedade que somos capazes. Incrível como somos cobrados! Uma empresa, por exemplo, com atividade preponderantemente para o público brasileiro coloca duas vagas para atendentes. Como qualificação pede português razoável, noções de inglês e espanhol, boa digitação. Candidatos com e sem deficiência comparecem SEM as noções de línguas. Ambas as vagas são preenchidas por pessoas SEM deficiência.
Nítido, pois, que há DISCRIMINAÇÃO prevalece. Ora, se o empresário abriu mão de certa qualificação para o preenchimento das vagas, nada mais coerente que fossem disponibilizadas IDÊNTICAS oportunidades para os candidatos com e sem deficiência. Mas, ao ser indagado pelo Ministério do Trabalho, da razão por não ter contratado pessoa COM deficiência, o empresário alega AUSÊNCIA de CAPACITAÇÃO do candidato COM deficiência, pelo que só foram aceitos os dois candidatos SEM deficiência.
FORA CULTURA DA SUPERFICIALIDADE!
Daí, é que decidi fazer alguns pequenos vídeos PROVANDO à coletividade que pessoas COM deficiência são capazes para quaisquer tarefas, a começar por suas casas, DESDE QUE TENHAM IGUAIS OPORTUNIDADES! Preconceito, né? Dói a alma! Comum na sociedade odierna.
Vamos trocar essa receita de bolo de fubá?
Veja: