Sugestão Cultural: Taare Zameen Par – Somos Todos Diferentes
A sugestão cultural de hoje é o filme “Taare Zameen Par” (Hindi : तारे ज़मीन पर / Inglês: Like Stars on Earth/ Brasil: Somos Todos Diferentes/Como Estrelas na Terra). É um filme indiano de 2007. Aamir Khan além de dirigir, atua no papel do professor Nikumbh. A estreia do filme nos cinemas foi em 21 de dezembro de 2007 e foi lançado em DVD em 2008 na Índia como Taare Zameen Par e em 2010 seus direitos foram comprados pela Walt Disney Home Entertainment para ser distribuído comercialmente no Reino Unido, Estados Unidos e Austrália, como Like Stars on Earth.
O filme conta a história de uma criança que sofre com dislexia e custa a ser compreendida.
Veja abaixo a opinião do cronista, poeta, autor teatral e professor de redação, Jaime Leitão.
Um filme tocante e fundamental
Concluí que foi um dos filmes mais tocantes a que assisti até hoje. E todos que estavam lá compartilharam da mesma opinião. Trata-se do filme indiano Taare Zameen Par, de 2008, que no Brasil recebeu duas traduções: Como Estrelas na Terra e Somos Todos Diferentes. Nos Estados Unidos, foi exibido com o título: Every Child is Special (Todas as crianças são especiais).
O filme foi dirigido por Aamir Khan, que faz o papel do professor substituto de arte que transforma a vida do garoto Ishaan Awasthi, vivido pelo extraordinário ator de 9 anos Darsheel Safary.
A escola e a dislexia
Conheça alguns disléxicos famosos
Sem cair nos clichês que esse tema poderia suscitar, Como Estrelas na Terra enfoca a dislexia no garoto Ishaan, que passa por todo tipo de violência, em casa e na escola, até ser resgatado do sofrimento pelo professor de arte.
Com lirismo e poesia, nas imagens e nas músicas, que dão encanto e magia à narrativa, o filme nos emociona e nos coloca diante da questão: – por que a sociedade tem tanta dificuldade de lidar com as diferenças e a tendência de valorizar só quem está dentro dos padrões estabelecidos?
Ishaan vive o drama de repetir pela segunda vez na escola porque, por portar dislexia, as letras dançam na sua frente, tanto na lousa quanto no caderno, e não consegue acompanhar as aulas e focar a atenção. É punido por indisciplina pela direção da escola e pelo pai, que resolve transferi-lo para um internato, onde será brutalmente tratado, apanhando de palmatória, até ser descoberto pelo professor de arte, que também sofreu em criança por ser disléxico, dando a Ishaan condições de expressar o seu talento.
O tema dislexia, com o qual a maioria das escolas tem dificuldade de lidar, deveria estar mais presente na educação, já que inúmeras crianças são discriminadas por falta de conhecimento tanto de pais, quanto de professores e outros profissionais de ensino.
A lista de disléxicos famosos é vasta: os geniais artistas Leonardo Da Vinci, Vincente van Gogh e Pablo Picasso, o físico Albert Einstein, o cientista Charles Darwin, o ex-presidente dos Estados Unidos Franklin D. Roosevelt, o ex-primeiro ministro britânico Winston Churchill, a escritora Agatha Christie, os atores Tom Cruise e Robin Williams e a cantora Cher. Eles, como o menino Ishaan, foram considerados indisciplinados e incapazes, e só mais tarde conseguiram provar o seu talento e capacidade muito acima da média.
A educação no século XXI precisa estar voltada para as diferenças, fazendo uma inclusão de fato. Esse filme é fundamental e pode ser baixado na Internet ou encontrado em partes no Youtube.
Ishaan é um garoto de oito anos que não possui muitos amigos. Vive com sua família em um conjunto na Índia. Ishaan apresenta muitas dificuldades na escola, tendo sido reprovado no ano anterior. Já seu irmão é o melhor da classe,tendo sucesso nos esportes também. Após uma reunião com os professores de Ishaan, que informam aos pais que o menino não apresenta avanços na escola, eles decidem enviar o garoto a um colégio interno para que seja disciplinado e consiga êxito nos estudos. Após um período em que se torna cada vez mais triste e solitário, sofrendo severas punições dos professores, Ishaan conhece o professor Nikumbh, que além do trabalho no colégio, leciona também em um colégio para crianças com necessidades educacionais especiais. É com o trabalho realizado pelo professor Nikumbh com os outros professores e com a família de Ishaan que o garoto começa a compreender o mundo da leitura e da escrita e vê sua infância tomar um rumo diferente.
Assista o trailer
Fontes: Wikipédia/ Rede Saci
Veja: