Surdocega aprovada em pedagogia tem primeiro dia de aula na Bahia
Ela foi recebida por colegas da Universidade Estadual da Bahia (Uneb). Janine Farias vai contar com ajuda de uma intérprete da língua de sinais.
Janine Farias, 22 anos, primeira surdocega congênita a fazer um faculdade no país, foi ao seu primeiro dia de aulas no curso de pedagogia da Universidade Estadual da Bahia (Uneb). Moradora da cidade de Barreiras, na região oeste da Bahia, foi aprovada sem precisar do sistema de reserva de vagas por cotas.
A estudante vai usar a máquina de braile para fazer a anotação do conteúdo e a intérprete para conversar com a professora e com os estudantes. Ela já conheceu todos os novos colegas de turma por meio de toque nos rostos. “É um privilégio estar com a Janine aqui. Tava comentando com os colegas que a gente tem mais a aprender com ela, do que ela com a gente”, disse a colega, Eliete Silveira.
Janine foi ao primeiro dia de aula acompanhada pela mãe Sandra Samara. Ela conta que o curso superior sempre foi o grande sonho da filha. E nos próximos quatro anos é na sala de aula que Janine vai passar as tarde de estudo.
O curso de pedagogia não foi escolhido por acaso. “Eu quero fazer um concurso e trabalhar de professora. Ensinar os surdos-cegos a aprender em braile e libras também”, disse por meio da tradutora da língua de sinais.
O primeiro dia de aulas não foi inesquecível só para Janine. A mãe lembra de todo o esforço que resultou na aprovação em uma universidade. ” A gente faz uma restrospectiva de como começou, do nada mesmo, da necessidade de busca, da necessidade de formação. Fazendo essa restrospectiva, a gente vê que fomos vencedoras”, comemora.
Fonte: G1