Susan Boyle diz que foi diagnosticada com síndrome de Asperger
A cantora Susan Boyle, 52, descobriu há cerca de um ano e meio que tem síndrome de Asperger.
Em entrevista ao jornal “The Observer”, Susan revelou que durante a vida inteira foi erroneamente diagnosticada como portadora de “danos cerebrais” causados por baixa oxigenação durante o parto.
A escocesa virou uma celebridade instantânea em 2009 ao surpreender jurados e plateia no reality show de calouros “Britain’s Got Talent”. Após ser revelada pelo programa, ela se tornou uma das artistas que mais vende discos do Reino Unido.
Autistas famosos e surpreendentes
Menino autista, que tem Q.I. superior a Einstein, desenvolve sua própria teoria da relatividade
19 filmes que trazem o Autismo e o Asperger: preparados para assistir?
“Quando eu era criança, me diziam que eu tinha dano cerebral. Mas eu sempre soube que era um rótulo injusto”, disse Susan à publicação. Apesar de ter sido diagnosticada há um ano e meio, ela conta que só agora se sentiu segura para revelar.
“Agora eu tenho um entendimento muito mais claro do que está errado e me sinto aliviada e relaxada”, se abriu Susan, que tem QI acima da média.
A síndrome de Asperger afeta as interações sociais e habilidades de comunicação, e pode dificultar relacionamentos e a habilidade de se comportar de forma apropriada em diferentes contextos sociais.
“Eu percebi que tinha uma doença séria e resolvi fazer um diagnóstico com um especialista escocês. Ninguém me mandou ir”, lembrou Susan, ressaltando que o novo diagnóstico não a define.
“Não vai fazer diferença nenhuma na minha vida. É apenas uma condição com a qual eu tenho que conviver e superar”, diz ela, embora acredite que agora as pessoas vão ter mais empatia e condescendência com ela ao saber da síndrome.
“Acho que agora as pessoas vão me tratar melhor, porque vão compreender como eu sou e porque me comporto desse jeito”.
Fonte: Jornal O Estado de São Paulo