Tecnologias e adaptações para inclusão
Tecnologias e adaptações permitem que pessoas com diferentes deficiências exerçam as mais diversas profissões.
Conheça Marcos Rossi, pessoa com Síndrome de Hanhart e Edi Carlos de Souza, pessoa com deficiência visual, utilizando tecnologias e adaptações em seus locais de trabalho.
Esta reportagem faz parte do programa de TV Sentidos, apresentado por Dudu Braga, radialista, produtor musical, cego e filho do cantor Roberto Carlos.
O programa Sentidos mostra ações sociais realizadas por pessoas que trabalham a favor de um país mais justo, inclusivo e que não espera somente por iniciativas do poder público, mas se une para buscar qualidade de vida e diminuir as diferenças. Produzido pelo núcleo de TV da Avape (www.avape.org.br), em parceria com o Canal Net Cidade, da operadora de TV a cabo NET, o programa Sentidos também destaca as atividades das pessoas com deficiência nas áreas de lazer, educação, cultura, saúde, esporte e trabalho.
Hoje já se pode usar softwares gratuitos para adaptar um computador convencional, e com os tablets qualquer barreira na interface é facilmente rompida. Ano passado, seguindo recomendação de um amigo (Victor, do blog “A Arte do Paint” – http://aartedopaint.blogspot.com), eu comprei um tablet daqueles mais simples para usar para fins artísticos (desenhar no Paint com uma precisão maior do que teria com o mouse, mais próxima ao bom e velho lápis), e custou menos de $300, que para uma empresa de médio ou grande porte é “dinheiro de pinga”. Não que eu seja favorável a essa visão de que o trabalhador com deficiência deva ficar eternamente “escondido” num escritório, mas é um tipo de ambiente cada vez mais fácil (entenda-se barato) de adaptar.