Turismo: Conheça os locais acessíveis do Rio de Janeiro
Cinelândia: Há elevadores e rampas. A biblioteca dispõe de aparelhos para auxiliar leitores cegos ou de baixa visão: dois ampliadores eletrônicos que aumentam o texto até 40x, e um leitor autônomo que digitaliza um texto e o transforma em voz. A pessoa precisa ligar antes agendando o uso.
Forte de Copacabana: Possui um museu histórico do exército com acesso por elevador.
Instituto Moreira Salles: Nos banheiros há 2 boxes privativos adaptados. Eevadores-plataforma para cadeirantes e duas vagas de estacionamento apropriadas.
Centro Cultural Banco do Brasil: Programação do mês impressa em Braille. Duas salas têm cada, dois lugares reservados para cadeirantes e há uma sessão por semana de cinema nacional legendado e áudio-descrito, mas é preciso retirar senha 1 hora antes. Há dois elevadores para cadeirantes; 1 funcionário habilitado em libras, um telefone para surdos e bilheteria rebaixada.
Lagoa Rodrigo de Freitas: Pedalinho motorizado para pessoas com deficiência. A 250metros há um bar super badalado e acessível, o Phalaphita Kitch que possui rampas sinalizadas e dois banheiros adaptados.
Pão de Açúcar: elevadores-plataforma dão acesso à bilheteria e a área de embarque. Há banheiros adaptados nas duas estações.
Shoppings Centers: Os três shoppings possuem telefone para surdos e cadeiras de rodas para empréstimo. E há sanitários adaptados em todos os andares.
Museu de Arte Moderna: um elevador atende os três andares, todos planos. No 2º piso há banheiro adaptado.
Museu Histórico Nacional: Há elevadores-plataforma e rampas. No pátio, canhões trazem sinalização em Braille.
Museu da República (Palácio do Catete): Rampas de acesso e banheiro adaptado.
Oi Futuro: O centro cultural tem elevador sonorizado e com painel em Braille, porém os vídeos não possuem legendas, nem tradução para libras.
Planetário da Gávea: Rampa de acesso, mas não possui área reservada para cadeirantes. Esporadicamente (com agendamento prévio) há sessão para deficientes auditivos, narrada em libras.
Rio Scenarium – casa de samba: Possui elevador e banheiro adaptado.
Jardim botânico: Há um jardim sensorial onde cegos guiam os visitantes de olhos fechados por um mini labirinto, mostrando as texturas e odores das plantas. Possui banheiro acessível.
Antiquarius Grill restaurante: Possui banheiro adaptado e as mesas não são tão coladas umas às outras.
La Fiorentina Restaurante: Rampas de acesso e banheiro adaptado.
Restaurante Margutta Cittá: Possui elevador e banheiro adaptado.
Mr Lam Restaurante: Rampa metálica instalável na entrada. Apenas o térreo é acessível; possui banheiro adaptado.
Gula Gula Restaurante: a varanda tem acesso por rampa e há banheiro adaptado.
Porcão Rio´s: a entrada por rampa é pelos fundos do restaurante e há um banheiro adaptado.
Market Restaurante: Há um corredor plano de acesso, mas o banheiro adaptado é apenas o feminino, mas homens também podem usar.
Hotel Caesar Business: Contém um apartamento adaptado que peca nos detalhes. Há um elevador social com painel em Braille.
Hotel Caesar Park: Possui dois apartamentos adaptados, mas o banheiro não está totalmente de acordo com o padrão.
Hotel Fasano: Possui dois apartamentos adaptados. Há acesso para o deque da piscina com rampa.
Hotel Ibis Santos Dumont: O balcão da recepção e o bufê do restaurante são rebaixados. Há três elevadores sonorizados com painel em Braille. Em cada andar há um apartamento adaptado (nove ao todo).
Sheraton Barra Hotel & Suítes: Possui quatro apartamentos adaptados. E para os cegos, o hotel recebe cães-guias rotineiramente.
Marina Palace hotel: Possui três apartamentos adaptados, 2 standards executivos e 1 suíte superluxo.
Mar Ipanema Hotel: Contém um apartamento adaptado a ala não fumante.
Novo Mundo Hotel: Dois elevadores com painel em Braille e sonorização. Possui três apartamentos adaptados, 2 na categoria executiva e 1 na econômica.
Sofitel: Rampas na entrada e nos acesso ao café e piscina. Possui seis quartos adaptados, um por andar.
Hotel Windsur Astúrias: Possui dois elevadores com painel em Braille e ótima sonorização; piscina com acesso plano e cardápios em Braille. Há dois apartamentos adaptados.
Fonte: Guia Brasil Para Todos. Andrea Schwarz e Jaques Haber. 2009