Vagas preferenciais: O desrespeito continua!
E o desrespeito em relação às vagas destinadas às pessoas com deficiência no shopping D. Pedro em Campinas (SP), continua! Acesse aqui e veja a primeira reportagem dessa matéria. (Imagem ao lado: carro da empresa Telefônica estacionado em vaga preferencial)
As pessoas não deficientes, àquelas que não têm o mínimo de respeito pelo próximo, sem nenhum constrangimento, numa total falta de educação, continuam estacionando seus carros em vagas preferenciais. Isto tem acontecido em todas as cidades brasileiras.
Especificamente no shopping D. Pedro em Campinas, a situação é muito séria. A administração do shopping D. Pedro e de outras empresas privadas afirmam que não podem fazer nada, porque até hoje estão esperando o convênio com a EMDEC (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas).
No dia 27/04, desse ano, a EMDEC se comprometeu a firmar convênios com empresas privadas (como por exemplo, shopping, hipermercados…), a fim de punir (através de multas e recolhimento dos veículos) quem utilizasse indevidamente vagas preferenciais em áreas privadas, de acordo com a lei municipal 13.584, de maio de 2009, que já está em vigor. Achei uma excelente iniciativa da Prefeitura Municipal de Campinas, no entanto, pelo visto, esta lei ainda não foi regulamentada. De que adianta criar uma lei se não há uma regulamentação.
O que vejo no shopping D. Pedro são campanhas educativas, o que acho extremamente necessário, entretanto somente campanhas educativas, para este caso, dificilmente haverá conscientização por parte da sociedade. Infelizmente só mexendo no bolso do cidadão é que ele se “conscientizará.” E enquanto, a lei não é regulamentada e o convênio não é firmado, os nãos deficientes usam e abusam das vagas preferenciais.
Veja também nesse blog:
Campinas é eleita modelo de inclusão
População desrespeita e prefeituras não multam
São José registra mais de mil multas por estacionamento em vagas para idosos e deficientes em seis meses
Contran e o estacionamento para PcD e idosos
Bradesco: desrespeito às vagas de estacionamento de pessoas com deficiência
Depoimento de um cadeirante desrespeitado e humilhado em vagas preferenciais
AÍ NÃO A NECESSIDADE DE ''CONVENIO'' O SHOPPING TEM VÁRIOS FUNCIONARIOS ''SEGURANÇA TERCERIZADA''…A ''FISCALIZAÇÃO DAS VAGAS'' FAZ PARTE DESTE SERVIÇO…
O QUE EXISTE É APENAS '' MÁ VONTADE '' DO SHOPPING DOM PEDRO EM INICIATIVA DE ATENDER COM O MINÍMO DE PRESTEZA SEUS CLIENTES COM DEFICIÊNCIA…
UM AVISO A ADMINISTRAÇÃO DO SHOPPING D.PEDRO;
NÃO HÁ NECESIDADES DE CONVÊNIOS OU OUTRAS COISITAS PARA RESOLVER ESTES PROBLEMAS…
APENAS''PULSO FIRME E ORIENTAR AOS ''SEGURANÇAS'' QUE FISCALIZE AS TAIS VAGAS !
ESTÁ FALATANDO APENA SUMA COISA POR PARTE DO SHOPPING….
'' BOA VONTADE E INCIATIVA SOLIDARIA ''
Amigo Edson,
Muito obrigada pela republicação do texto no Blog e Programa Ligeirinho do Rádio! E mais uma vez, fico feliz por estarmos juntos na luta dos direitos das pessoas com deficiência.
Achei interessante o convênio, porque dessa maneira a EMDEC colocaria os "amarelinhos" dentro do shoppings a fim de multar e até mesmo recolher veículos de pessoas que utilizassem as vagas inadequadamente. Em estacionamentos privados, como é o caso de shoppings e hipermercados, pelo que sei, os administradores não têm o poder de multar. Mas isto não significa que cada um possa se eximir da responsabilidade social. A prefeitura aparentemente preocupada com esta questão, criou uma lei específica para isso, no entanto ainda não foi regulamentada.
Os shoppings que firmaram convênio estão aguardando o serviço da EMDEC e a EMDEC por sua vez, está aguardando a regulamentação da lei. E enquanto isto não acontece, como você disse, por falta de boa vontade dos políticos e até mesmo descaso com os clientes com deficiência, os não deficientes estão abusando das vagas.
Bjs,
Querida amiga.
O grande problema de hoje
não é apenas a falta de educação.
Quem estaciona sabe que é errado.
Quem não respeita sabe que é errado.
Quem se concentra no seu individualismo sabe que é errado.
A certeza de que nada ocorrerá por estes atos,
é o que alimenta gerações e gerações
de pessoas que acham que podem tudo,
e que estão acima de tudo.
Que as luzes da esperança
brilhem sempre em ti.
amiga vera ! eu é que lhe agradeço pela oportunidade de republicar suas matérias e tecer comentários…
em relação ao ''convenio'' com a EMDEC …concordo plenamente no que tanje a ''autoridade'' de multar e guinchar os veiculos estacionados nestas vagas ''exclusivas''…
no entanto,quando se trata de políticagem no meio…faço igual a ''são tomé''
de qualquer maneira entrei em contato com assessoria de comunicação do shopping d.pedro / campinas e hoje eles ''recerão'' o ''TROFÉU EXCLUSÃO'' .
bjos vera e estamos sempre juntos nesta ''luta incansável''
edson
Não acredito que a de educação ainda a pessoas com falta de educação e que continuam a desrespeitar as leis do Brasil.
Será que no Brasil não a fiscalização?
Fica bem Vera.
Nelson M
É isso mesmo, Edson!
Também entrarei em contato com a assessoria de comunicação do D. Pedro.
Mais uma vez, obrigada! Estamos juntos nesta luta!
Bjs,
Resposta que o shopping D. Pedro deu ao meu amigo Edson, do Programa Ligeirinho do Rádio.
Prezado Edson,
O Parque D. Pedro Shopping, através da CEAC – Central de Atendimento ao Cliente, agradece sua participação, pois as críticas, sugestões e opiniões de nossos clientes sempre são bem vindas e contribuem com o aprimoramento de nossos serviços.
Recebemos seu registro acerca de nosso estacionamento e gostaríamos de esclarecer que, nossos seguranças estão orientados a pedir a colaboração dos clientes que não se enquadram no perfil para a utilização das vagas de idosos e portadores de necessidades especiais.
Entretanto, infelizmente, não temos poder legal e muitas vezes contamos com o bom senso e a colaboração de cada um para que esta lei seja respeitada.
Tentando minimizar estas ocorrências, em parceria com a Emdec, notificamos os veículos dessas pessoas que se utilizam indevidamente das vagas através do formulário abaixo, o qual ressalta a importância do respeito às vagas, buscando a conscientização de cada um:
Certamente seu registro para nós é de extrema importância, por isso, direcionamos para o responsável pela segurança para conhecimento e reforço a toda equipe para que fique sempre em alerta nestas ocorrências.
Reafirmamos nosso prazer em recebê-lo como nosso cliente. Aproveitamos para colocar à disposição nossa Central de Atendimento ao Cliente através do telefone: 4003.7740.
Atenciosamente.
SAC – Serviço de Atendimento ao Cliente
Daniela De Camillis
http://www.xcomunicacao.com.br | @xcomunicacao
(55 11) 2898-7453 / daniela.camillis@xcomunicacao.com.br
P Antes de imprimir esse e-mail, pense em seu
Ou seja, a situação continuará do jeito que está…
Os seguranças de shoppings e hipermercados têm medo de um confronto com os clientes sem deficiência, já que não tem o poder de multar.
Eles preferem fazer "vista grossa" para que estas vagas sejam ocupadas por não deficientes do que proteger o direito das pessoas com deficiência. E não é para menos… Fiquei sabendo de um segurança que apanhou de uma cliente (médica) porque a mesma queria estacionar o carro em uma vaga preferencial. E o poder público, o que faz para resolver isso?
Obrigada, Edson! A resposta que eles darão a mim, provavelmente, será a mesma que deram a você.
Querido amigo Aluisio, é isso mesmo… Concordo plenamente com você.
A maior herança que os pais podem deixar aos filhos é a educação. E infelizmente em nosso país, em meio a tanta desonestidade e corrupção, a "lei de Gérson" continua prevalecendo.
Abraços!
Tudo continua do mesmo jeito, Nelson. Nada de fiscalização, nada de punição… Infelizmente, meu amigo!
Fique bem você também!