Viver sem limites: Empresário e modelo com síndrome de Down desafiam estereótipos
Um casal de Porto Rico com síndrome de Down desafiam as expectativas com sua crescente lista de realizações. Chris González e a modelo Sofía Jirau estão mostrando ao mundo como viver sem limites com síndrome de Down. Ambos se tornaram pioneiros em suas respectivas profissões e isto é apenas o começo.
Chris e Sofía estão atualmente promovendo uma campanha chamada Sin Límites, que significa “sem limites” em inglês. A iniciativa visa aumentar a conscientização sobre a síndrome de Down e mostrar o que as pessoas com essa condição podem alcançar.
Além de lançar a campanha Sin Límites, Sofía fez história no início deste ano como a primeira modelo com síndrome de down da grife Victoria’s Secret. Em 2020, ela desfilou na passarela da New York Fashion Week.
A jovem empresária assinou um contrato com a empresa líder de cosméticos L’Oreal e está trabalhando no lançamento de sua própria linha de moda com a ajuda de sua mãe.
Tendo conquistado 617.000 seguidores no Instagram, Sofía também está se preparando para se tornar uma influenciadora de mídia social.
Sofía, que admite amar a câmera, disse ao Correspondente Nacional da CBS Mornings, David Begnaud, que ela é reconhecida em público. Às vezes, as pessoas param ela na rua e perguntam se ela pode tirar uma foto com ela.
Como modelo, Sofía trabalha duro para se manter em forma. Ela vai à academia cinco dias por semana e passa cerca de uma hora treinando todos os dias.
A mãe de Sofía não poderia estar mais orgulhosa de sua filha, que ela descreve como “uma pessoa feliz” que “leva alegria a todos”.
Seu namorado, Chris, também é um empreendedor. Em 2014, ele se tornou a primeira pessoa com síndrome de Down em Porto Rico a obter uma carteira de motorista, disseram seus pais.
Chris também é um barista, pessoa especializada em preparar café de alta qualidade, e empresário de varejo. Ele tem sua própria marca de café e dirige um food truck.
“Ele é tão persistente”, seu pai, Eugene, o descreveu. “Ele nos faz ser uma pessoa melhor.”
“Ele vai errar algumas vezes, mas ele sabe que precisa tentar e tentar novamente”, acrescentou. “Acho que foi isso que aprendemos com ele. Essa é uma grande lição de vida.”
Chris, que mora sozinho em um apartamento, disse que ouvir os comentários de seu pai sobre ele o deixa “muito feliz”.
Sofía e Chris moram em extremos opostos da ilha, a mais de duas horas de distância um do outro. Mas, apesar da distância e de suas agendas lotadas, eles arranjam tempo um para o outro marcando um encontro por vídeo chamada todas as noites, que pode durar até três horas.
Esse casal poderoso inspira o segmento de pessoas com deficiência e sem deficiência. Mas, mais do que suas realizações, a característica mais admirável de Sofía e Chris é a capacidade de trazer alegria às pessoas ao redor deles. Se há uma coisa que podemos aprender com a história deles, é que também podemos viver nossas próprias vidas sem limites.
Fonte: MY Positive Outlooks